Foi pároco de Santa Maria de Infias e de S. Martinho do Conde
Passam, neste dia de Páscoa, 40 anos sobre o falecimento do padre José Mendes Carvalho Guimarães conhecido por "Padre Zé" e ainda hoje muito recordado.
O padre Zé faleceu no sábado 20 de Abril de 1985, na sua residência paroquial em Infias (freguesia na data pertencente ao Concelho de Guimarães e hoje do Concelho de Vizela) e de S. Martinho do Conde (Guimarães)
Na data os jornais publicaram:
"Internado com grave doença, desde o passado dia 23 de Dezembro no hospital S. João e no Instituto Português de Oncologia do Porto, padre Zé seria transferido para uma clínica da cidade de Braga e daí transportado a toda a pressa pelos bombeiros de Vizela para
a sua freguesia de Infias onde daria os últimos suspiros ficando a sua vida pelos 75 anos.
Apesar da torrencial chuva que caiu sobre a freguesia de Santa Maria de Infias, no passado domingo, o funeral do malogrado padre Zé teve a presença de milhares de pessoas, entre elas uma larga dezena de sacerdotes, que numa dolorosa romagem acompanharam o corpo deste grande amigo de Infias, ao cemitério desta mesma freguesia.
Desconhece-se ainda qual o substituto do padre Zé. Interinamente, a freguesia de Infias continua a ser dirigida pelo senhor padre Constantino, da freguesia de S. Miguel das Caldas."
Os restos mortais do sacerdote foram sepultados em Infias.
Como se sabe hoje, a paróquia de Infias e Conde seriam entregues à administração do padre Adelino Rosas (ontem homenageado postumamente) onde ficaria durante 38 anos.
Nas efemérides de hoje, 20 de abril, o Digital de Vizela recorda os 40 anos de passamento daquele sacerdote.