Este sábado dia 19 de abril, terá lugar a inauguração da requalificação da Rua e Largo da Capela de Santa Ana e da requalificação do Adro da Igreja de Infias e homenagem ao Padre Adelino Rosas, pelas 10h30. Será inaugurado um monumento evocativo ao Padre Adelino Rosas.
DADOS DA CÂMARA DE VIZELA
"A obra de requalificação da Rua e Largo da Capela de Santa Ana foi executada numa parceria entre a Câmara Municipal de Vizela e a Junta de Freguesia de Infias, sendo que a obra de requalificação do Adro da Igreja de Infias foi executada numa parceria entre a Autarquia e a Fábrica da Igreja Paroquial de Infias.
A requalificação do acesso e zona envolvente à Capela de Santa Ana em Infias é uma obra que se constitui como uma mais-valia para a Freguesia e para o Concelho, permitindo requalificar um local de relevante importância para a Freguesia, dignificando esta área e a sua envolvente.
Trata-se de uma Capela de pequenas dimensões e de estilo simples, construída em 1920. Outrora situava-se em propriedade privada, mas agora é propriedade da paróquia, mais concretamente no Monte de Alijó. No dia 26 de julho, todos os anos, realiza-se neste local a Festa de Santa Ana, advogada dos avós e netos.
A requalificação da Rua de Santa Ana está inserida no Plano de melhoria das acessibilidades em todo o território concelhio, num conjunto de intervenções em vários arruamentos que vão assegurar importantes melhorias ao nível das condições de circulação, acessibilidade e segurança, quer para automobilistas, quer para peões, sendo que nesta freguesia estão já concluídas as obras de requalificação da Rua da Água Nova e da Rua de Fermil.
As obras de construção e requalificação do Adro da Igreja Paroquial de Infias integra a requalificação essencialmente do piso, candeeiros e arvores, com o principal objetivo de o tornar mais digno, aprazível e atrativo, mas essencialmente, mais funcional e seguro para quem frequenta o local.
Esta obra integra ainda um monumento evocativo ao Padre Adelino Rosas, reconhecendo o trabalho que desenvolveu na condução da vida social e pastoral dos vizelenses, um homem sempre ligado às causas sociais, num percurso marcado pela ajuda ao próximo, pela luta pelo bem-estar dos mais necessitados e cujo nome ficará, para sempre, ligado a Vizela".