Foi esta manhã inaugurado em Infias uma fonte com a legenda A AGUA QUE ME FARÁ SEMPRE PRESENTE em homenagem (póstuma) ao antigo pároco desta freguesia Adelino Rosas.
Vídeo da fonte.
"Adro da Igreja e rua de Santa Ana".
(discurso de Hélder Magalhães presidente
da Junta de Freguesia de Infias).
Começo por cumprimentar o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dr. Victor Hugo Salgado; a Sra. Vice-Presidente Dra. Agostinha Freitas; Senhora e Senhores Vereadores; cumprimento a Sra. Deputada da Assembleia da República, Dra. Irene Costa, o executivo da junta de freguesia de Infias, e nas vossas pessoas, os membros das Assembleias de freguesia e municipal.
Cumprimento ainda os senhores presidentes de junta, demais instituições; o Sr. Padre Cândido, e na sua pessoa, a comissão fabriqueira e a comissão das Cinco Chagas; familiares do Sr. Padre Rosas; Infienses; comunicação social e público aqui presente.
Hoje é dia de celebração para a freguesia de Infias, pois inauguramos mais duas obras, provando assim que o progresso e desenvolvimento não param.
Tudo isto só foi possível devido à visão que o executivo municipal liderado pelo Dr. Victor Hugo Salgado e pelo executivo da junta de freguesia têm.
A primeira inauguração abrange a Rua de Santa Ana e respetiva requalificação do adro da Capela e zona envolvente.
Ao longo do tempo, percebemos que algo tinha que ser feito na Capela de Santa Ana, visto que a mesma é um local de referência da nossa freguesia, e, depois desta intervenção, certamente do nosso concelho. Acreditamos fielmente que o seu reconhecimento expandir-se-á aos roteiros de quem gosta visitar este tipo de monumentos.
Este lugar diz muito aos Infienses, até porque todos os anos fazemos a nossa romaria à Capela. A mesma que, além de ser um local de culto, de reflexão e de respeito, proporciona, através da sua área envolvente, um local de convívio, bastante aprazível para bons momentos em família.
Mas para que as pessoas possam usufruir deste bonito lugar - e acreditem que são muitas pessoas que o fazem - tínhamos que criar as respetivas condições para tal aproveitamento.
As intervenções que aqui realizamos passaram por colocar os paralelos - retirados da igreja, de modo a reaproveitar material existente - colocar iluminação e instalar dissuasores para evitar que viaturas entrem no recinto. Numa fase futura retiraremos as mesas existentes e colocaremos mesas novas com respetivos bancos, que até então não existiam.
Mas para que tudo isto fizesse sentido, a câmara municipal e a junta de freguesia decidiram unanimamente colocar um piso betuminoso na rua de acesso a este local, algo que como podemos comprovar, elevou toda a obra de forma simplesmente magnífica. Não poderíamos requalificar o adro da Capela e deixar a estrada de acesso em terra, sem dignidade e com dificuldades de acesso.
Porém, isto era algo que a nossa oposição não queria. Estavam contra a pavimentação da Rua de Santa Ana.
Mas hoje está mais que comprovado que nós é que tínhamos razão, a pavimentação da rua tinha que ser feita.
Acreditamos que este detalhe trará mais pessoas a este local, que, por sua vez, também se tornarão agentes fiscalizadores daqueles que por vezes faziam do mesmo, um lugar de descargas de lixo e entulho.
A segunda obra é a requalificação do Adro da Igreja, local onde nos encontramos.
19 de Fevereiro de 2023, foi um dia muito triste para toda a comunidade, em particular para os Infienses.
Neste dia partia o nosso querido pároco Adelino Rosas. Partia um homem simples, um verdadeiro amigo. Tive a sorte de privar com este ser humano incrível, o verdadeiro sacerdote no que tocava a pregar a palavra de Deus. A sua palavra transmitia conforto e paz.
Como ele me disse algumas vezes, e passo a citar: “eu estou aqui para servir o povo e não para ser servido”, e assim foi até ao seu último dia de vida.
A câmara municipal, na pessoa do Sr. Presidente, o Sr. Padre Cândido, e a junta de freguesia, tendo a plena consciência daquilo que o Sr. Padre Rosas representou para todos nós, juntou a sua equipa de arquitetos e técnicos e juntos desenvolveram algo que eternizasse a sua memória.
Por isso fez-se este memorial que inauguramos hoje. Para que de facto nunca o esqueçamos.
Nós, que privamos com ele, certamente não o esqueceremos.
Desta forma a sua memória permanecerá para todo o sempre em Infias, que era também a sua terra.
A mensagem que ele transmitia era tão clara e simples como a água. Água essa que a população veio aqui buscar durante anos e que o poderá continuar a fazer. Um gesto simples, mas que carregava um grande significado para ele.
Por isso, nada faria mais sentido que incluir uma fonte de água corrente no seu memorial.
Juntamente ao mesmo, procedeu-se à requalificação de todo o adro da igreja, dando uma imagem mais moderna, funcional e prática, claro sinal de visão por parte do nosso presidente, que como de costume, está atento a tudo, procurando o melhor para todos, neste caso em particular, para os infienses. Esta é a prova inequívoca que está sempre ao nosso lado.
Nunca é demais agradecer. Por isso agradeço à Câmara Municipal, às empresas que elaboraram e executaram ambas as obras, a todos os funcionários e, se me permitem, de uma forma especial, aos funcionários da junta de freguesia - pois estes últimos dias sei que não fui fácil de aturar - o meu, o nosso muito obrigado.
Termino a minha intervenção acreditando, que o Sr. Padre Rosas estará tão feliz como nós, pelas duas obras efetuadas em locais que ele tanto adorava.
Muito Obrigado
HELDER MAGALHÃES,
presidente da Junta de Freguesia de Infias