A Coração Azul - Associação Juvenil de Apoio aos Animais dinamizou neste sábado de 12 de abril a sua primeira visita ao nordeste transmontano enquadrado no projeto "Vizela Vale Encantado" com vista à sensibilização para o património genético animal.
Nesta visita a Vimioso e ao Centro de Atividades Lúdico-Pedagógicas (CALP) do Burro de Miranda gerido pela AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, os elementos da Coração Azul puderam ver toda a estratégia implementada de Proteção e promoção ambiental. O ícone de atratividade é naturalmente o Burro de Miranda. Aqui, esta raça autóctone portuguesa em vias de extinção encontra proteção, carinho e protagonismo. É objetivo da AEPGA recuperar a dignidade da espécie, a sua função na sociedade (não apenas como animal de trabalho) mas como embaixador da biodiversidade, da sustentabilidade e do bem-estar. Hoje a Coração Azul enquadrou-se com esta missão, com esta aproximação da ruralidade, natureza e convivência com o modo de vida tradicional transmontano. O Burro Romão, e os amigos, que pesa quase 300 kg, proporcionou uma experiência rica e criou momentos ternurentos com os elementos da Coração Azul.
Já de tarde, em Algoso, a paisagem histórica foi impressionante. Do alto do mítico Castelo, pudemos ver pelo menos 8 grifos e sentir a beleza que é protegida pela Rede Natura e pela Unesco. Nesta visita prestamos o nosso reconhecimento e homenagem a este património imaterial que tantas vezes ignoramos.
---
Uma palavra de agradecimento à autarquia de Vizela e ao seu departamento juvenil pela ajuda logística, à autarquia de Vimioso pelo acolhimento e abertura de portas do museu e património gratuitamente e à AEPGA por todo o acompanhamento antes e durante o evento. Obrigado 💙.
✍️João Ferreira