Gente com provas dadas e comprometida com um projecto de mudança para a Região e o País
A CDU - Coligação Democrática Unitária realizou a iniciativa de apresentação da lista do Círculo Eleitoral de Braga às eleições à Assembleia da República. O auditório do Laboratório da Paisagem, em Guimarães, encheu com activistas e amigos da CDU para conhecer os seus candidatos.
Torcato Ribeiro, Mandatário Regional da CDU, destacou “A lista da CDU é composta por homens, mulheres e jovens com profunda ligação à realidade do distrito e provas dadas de trabalho em defesa dos interesses das populações e dos trabalhadores. Participam candidatos com filiação no PCP, no PEV e independentes. São pessoas com uma intensa intervenção no Poder Local Democrático, em Estruturas Representativas dos Trabalhadores, em associações de agricultores, em organizações de defesa dos direitos específicos das Mulheres, no Movimento Associativo Popular e em Associações Juvenis”.
Inês Rodrigues, 2ª candidata da CDU, com 22 anos, estudante de Mestrado e membro da Assembleia Municipal de Guimarães, na sua intervenção destacou a ausência de resposta aos problemas da população do concelho de Guimarães e da região por parte do Governo PSD/CDS. Citando os exemplos dos baixos salários dos trabalhadores dos sectores têxtil e calçado, das cutelarias, do comércio, hotelaria e restauração, da falta de investimento nos transportes públicos e na ferrovia e da falta de residências para estudantes da Universidade do Minho, a candidata afirmou que “as pessoas não têm memória curta! Sabem bem que PSD/CDS traiu as expectativas de muitos. Só com a eleição de mais deputados da CDU é possível avançar. No passado, foram os deputados da CDU eleitos pela região quem deu voz aos problemas de Guimarães. A vida tem demonstrado bem a falta que fazem”.
Mariana Silva, dirigente do Partido Ecologista Os Verdes, referiu que é fundamental que nestas eleições volte a haver deputados da CDU eleitos pelo distrito de Braga. Dirigindo-se a PSD/CDS e PS afirmou “sabemos bem ao que vêm e as consequências das políticas de direita nas nossas vidas” e que “não é indiferente o número de deputado da CDU. Farão toda a diferença”.
Acrescentou “Só com mais deputados da CDU será possível defender o ambiente e devolver a voz ecologista à Assembleia da República”. A dirigente ecologista acrescentou que na região de Braga é necessário concretizar o passe social intermodal e inter-regional e desenvolver a ferrovia.
Na intervenção de encerramento da iniciativa, a cabeça-de-lista Sandra Cardoso dirigiu-se à população do distrito e apelou à eleição de deputados da CDU pelo distrito, novamente. “Dia 18 de Maio vamos eleger 230 deputados e não o 1º ministro, como alguns querem dar a entender. Destes, 19 são do distrito de Braga. Precisamos de voltar a eleger deputados da CDU pelo nosso círculo. Essa é a única garantia de voltar a dar voz à região na Assembleia da República”.
Sandra Cardoso sublinhou que “A CDU é a melhor garantia de combate à direita, porque os seus deputados serão firmes opositores às forças reacionárias e às políticas de direita. São deputados activos e combativos, que apoiarão todas as medidas positivas, mas que darão luta a quaisquer propostas negativas”.