No seguimento do corte de energia elétrica que afetou hoje Portugal e outros países europeus, a Câmara Municipal, em conjunto com os Bombeiros Voluntários de Vizela, estão a proceder ao abastecimento do reservatório de Frades, apelando, contudo, à utilização regrada da água, devendo o uso ser restringido ao absolutamente necessário.
Para evitar o corte no abastecimento de agias, a Câmara Municipal de Vizela, juntamente com os Bombeiros Voluntários de Vizela, está a transportar água da Estação de Tratamento de Água de St.ª Eufémia de Prazins.
Uma vez não existir, por esta altura, previsão para a retoma da energia elétrica, a Vimágua e a Câmara Municipal apelam para que a população restrinja o seu uso ao que for absolutamente necessário, porque, estando limitado o funcionamento do equipamento que permite captar, tratar e drenar a água para os reservatórios, os níveis começam a descer e é necessário tomar medidas que garantam o bem-estar da comunidade enquanto não é reposto o acesso à eletricidade.
Assim não devem ser feitas regas, lavagens, nem armazenamento de água. Entretanto, a Vimágua compromete-se a fazer todos os esforços para garantir que toda a água necessária ao consumo humano seja disponibilizada, estando a trabalhar nesse sentido junto das corporações de bombeiros.
De relembrar que Portugal e alguns países europeus foram afetados por um problema na rede de distribuição de energia elétrica, desconhecendo-se, ainda, as causas.
A Câmara Municipal alerta para a informação disponibilizada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que informa que a situação está a ser acompanhada de perto e apela à tranquilidade e à colaboração de todos, recomendando à população:
Respeite as orientações das autoridades no terreno;
Reduza a velocidade e redobre a atenção durante a circulação rodoviária;
Evite deslocações desnecessárias.
Mais aconselhamos a população a manter-se informada pelos canais oficiais, evitando acesso a desinformação e à disseminação da mesma.