Santo Tirso, Famalicão e Trofa unidos com mais 110 autocarros e 91 linhas


A partir de 1 de abril, os municípios de Santo Tirso, Famalicão e Trofa vão passar a ser servidos por uma nova rede de transportes integrada, a Mobiave. Operada pela Transdev, a nova operação traz um reforço de oferta e vai ter 91 linhas, servidas por cerca de 110 autocarros, conduzidos por 170 motoristas, e aproximadamente 2700 paragens.

Este incremento da rede vai permitir uma maior cobertura de transportes, com a criação de novas linhas, nomeadamente para zonas industriais que até agora não eram servidas. Desta forma, reforça-se a ligação entre os três concelhos, assegura-se mais opções de deslocação para os cidadãos e dá-se uma resposta eficaz às efetivas necessidades de transporte das pessoas.

De modo a tornar a experiência dos passageiros mais simples e intuitiva, vão estar disponíveis um website e uma aplicação móvel onde se poderá aceder a mapas interativos, aos percursos das linhas, à localização das paragens e à localização dos autocarros em tempo real, facilitando a consulta de horários e percursos disponíveis.

A nova oferta de transporte público rodoviário vai disponibilizar passes mensais adaptados às diferentes necessidades, mas em Santo Tirso a rede Mobiave vai continuar a utilizar o Andante em todas as linhas.

O passe municipal Mobiave, de €30, destina-se a quem tem necessidade de circular apenas dentro do município. Já o passe geral Mobiave, de €40, irá permitir viajar em todas as linhas dos três municípios.

O passe Andante vai permitir andar em todas as linhas da Mobiave de Santo Tirso, Trofa e nas linhas partilhadas com Famalicão onde é necessário o Andante Metropolitano IR.

Esta integração entre serviços irá permitir aos munícipes de Santo Tirso viajar utilizando um único passe, que garante o acesso aos autocarros da Mobiave, da UNIR e da AveMobilidade, ao Metro do Porto e aos comboios da CP dentro da Área Metropolitana do Porto.

“Este é um projeto exemplar em matéria de oferta de transporte público rodoviário, pela integração de linhas num mesmo título e pela forma como facilita a vida das pessoas e responde às suas reais necessidades do dia-a-dia”, refere Sérgio Soares, presidente da Transdev.

Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, diz que “a Mobiave representa para o Município de Santo Tirso uma evolução na rede de transportes. Com este novo projeto inovador, vai ser possível garantir uma maior ligação das freguesias à sede do concelho e aos principais centros urbanos, bem como assegurar um reforço de mobilidade entre os três municípios”.

“O nosso objetivo”, finaliza o autarca, “é sempre assegurar o maior conforto e a melhor qualidade de vida possíveis, e neste sentido é essencial termos uma boa frota de transportes públicos, diminuindo o tempo gasto em deslocações diárias e contribuindo para uma maior sustentabilidade”.

O Município vai organizar sessões de esclarecimento nas diversas freguesias ao longo do mês de março. O calendário das sessões pode ser consultado no documento.


Partilhar