A SAD do Futebol Clube de Vizela emitiu um comunicado ao início da noite de hoje do seguinte teor:
"Foi com estupefação que a FC Vizela, Futebol SAD, tomou conhecimento da carta tornada pública pelo Dr. Fernando Gomes, na qual este nega apoio ao Dr. Pedro Proença no âmbito do processo eleitoral para o Comité da UEFA. A estupefação deu, rapidamente, lugar à incompreensão, pelo facto de entendermos que este é um processo que deveria unir todos os agentes e instituições desportivas nacionais, para benefício do próprio futebol português e, também, europeu.
A atitude do Presidente do Comité Olímpico Português, ex-presidente da Federação Portuguesa de futebol, surpreende e entristece esta sociedade e revela uma postura de animosidade que prejudica o futebol nacional. Não compreendemos esta decisão, mas estamos certos de que lesa um objetivo comum a todos os que amam o futebol.
A FC Vizela, Futebol SAD quer, assim, distanciar-se atitude de Fernando Gomes e reafirma o seu apoio a Pedro Proença na candidatura ao Comité Executivo da UEFA, por acreditar de forma muito convicta que poderá contribuir para o engrandecimento e crescimento do futebol português, agora como fez no passado". SAD
No sábado, o presidente da FPF, Pedro Proença, revelou ter o apoio de Fernando Gomes na candidatura ao Comité Executivo da UEFA, algo que, horas mais tarde, o recém-eleito líder do COP negou em carta enviada aos presidentes das federações de futebol europeias.
"Foi a maior das surpresas tomar conhecimento de uma carta enviada pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, na qual o meu nome é mencionado sem consentimento prévio ou mesmo informação", pode ler-se na missiva de Fernando Gomes, que liderou a FPF durante 13 anos.
Na mesma carta, o antecessor de Pedro Proença confessou não partilhar "uma visão comum para o futebol e o desporto" com o atual presidente da FPF.
Está o caldo entornado.