Concelhos do Minho promovem-se na Bolsa Turismo Lisboa


Os 24 municípios das CIM do Ave (entre os quais Vizela), Cávado e Alto Minho visam consolidar a marca “Amar o Minho” e afirmar região como destino turístico de excelência tanto no mercado nacional como internacional.

Roteiros dedicados ao património cultural, à arte pública e aos jardins históricos do Minho integram app interativa com mais de 260 quilómetros de percursos auto guiados.

 Impulsionado pelo êxito na FITUR 2025, em Madrid, o consórcio “Minho In” vai reforçar a promoção da região na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) deste ano, a qual vai decorrer entre os dias 12 e 16 de março, na FIL. A iniciativa, que junta os 24 municípios das Comunidades Intermunicipais do Ave (CIM do Ave), do Cávado e do Alto Minho, quer consolidar a marca "Amar o Minho" e apostar na divulgação massiva dos novos mapas turísticos da região, tanto no formato físico como em formato digital disponíveis na plataforma móvel “Walkbox – Amar o Minho”.

A diversidade paisagística e cultural do Minho, que integra mar, montanha, gastronomia e património histórico, faz da região onde se ficam as raízes mais fundas da identidade nacional um destino cada vez mais procurado. Para tornar esta experiência ainda mais acessível e interativa, a aplicação "Amar o Minho" disponível na plataforma móvel “Walkbox” continua a expandir, acrescentando agora, aos mais de 260 quilómetros de percursos auto guiados já existentes, novos roteiros temáticos.

Tais roteiros são dedicados ao património cultural, à arte pública e aos jardins históricos da região. O Roteiro do Património Cultural percorre monumentos e tradições que definem a identidade minhota; o Roteiro de Residências e Intervenções Artísticas destaca 37 obras de arte pública espalhadas pelo território, fruto da maior rede de residências artísticas de Portugal; e, por fim, o Roteiro dos Jardins Históricos leva os utilizadores a explorar 24 espaços emblemáticos que preservam a relação entre a natureza e a história da região.

A app, disponível gratuitamente para Android e iOS, continua a oferecer mapas interativos, audioguias automáticos e uma experiência de navegação 100% offline, permitindo que residentes e turistas descubram o Minho com total liberdade, conforme realçou Marta Coutada, Primeira Secretária Intermunicipal da CIM do Ave: "O sucesso da FITUR demonstrou o crescente interesse pelo Minho como destino turístico de excelência, capaz de atrair visitantes nacionais e internacionais. Agora, na BTL, reforçamos esta aposta, mostrando o que torna a nossa região única e como a tecnologia pode potenciar a sua descoberta de forma envolvente e acessível".

Durante os cinco dias do evento, o stand do "Amar o Minho" estará integrado no espaço da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, promovendo os principais produtos estratégicos da região, como Natureza, Enogastronomia, Património e Cultura, Eventos e Tradições, Turismo Natureza e Turismo Ativo. A interação com operadores turísticos e visitantes será uma prioridade.

A presença na BTL 2025 reforça a estratégia de consolidação da marca "Amar o Minho", alinhando-se com os objetivos da futura EEC PROVERE Minho IN 2030. As CIM do Ave, do Cávado e do Alto Minho reafirmam o compromisso de continuar a valorizar e promover o potencial turístico do Minho, projetando-o como um destino de referência no panorama nacional e internacional.

Sobre a CIM do AVE

A Comunidade Intermunicipal do Ave – CIM do AVE é uma associação de municípios de fins múltiplos criada em 2009 para promover a gestão de projetos intermunicipais no território do Ave, cuja área geográfica corresponde à NUTS III do Ave e que integra os municípios de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.



Partilhar