A Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro em Guimarães assinala esta quarta-feira (26 de março), a partir das 18h30, o 274.º aniversário da elevação a Basílica Maior.
O Padre José Silvino, Juiz da Irmandade de São Pedro informa que decorrerá nesse dia a inauguração e apresentação do restauro da "Máquina do Relógio" da Basílica de São Pedro e um Concerto-Oração com o Padre Duarte Rosado, JS.
Basílica de São Pedro
A Basílica de São Pedro foi a primeira igreja na Arquidiocese de Braga a receber o título de basílica, graças ao indulto concedido pelo Breve de Benedito XIV em 1751. A Igreja, de formas simples, que acolhe a imagem do padroeiro, começou a ser construída em 1737 e posteriormente benzida, em 1750. Em 1881, reiniciam-se as obras com a demolição das estruturas provisórias e das casas em frente ao corpo da Igreja. Os trabalhos terminariam nos inícios do séc. XX, sendo apenas construída uma das duas torres previstas. A Igreja, de planta longitudinal, possui capela-mor e nave única retangulares. A capela-mor é separada da nave por arco de cruzeiro de volta perfeita e nela se destaca um retábulo de talha azul e dourada.