Próxima festa do padroeiro de Vizela com novos melhoramentos


No próximo dia 11 de Julho, quando tiverem início as festividades de S. Bento das Peras, padroeiro de Vizela e Patrono da Europa, já os peregrinos e romeiros encontrarão um funcional acesso ao Santuário e à Estrada da Vida. 
(Vídeo)


Possivelmente também já estarão abertos novos parques de estacionamento para autocarros e veículos ligeiros conforme execução de projecto em curso que visa também dar dignidade à cista que existe em S. Bento desde a idade do bronze. 





Os arquitetos Filipe Costa e Miguel Dias, ladeados pelo juíz da Confraria de S.Bento, Xavier de Freitas, explanaram para o edil Victor Hugo Salgado e comunicação social local o andamento das obras, especificamente a requalificação da estrada que circunda o monte da cista. (Ver vídeo)

As obras comparticipadas pela autarquia vizelense em cerca de 80 por cento dependem do estado do tempo e continuarão faseadas todavia Xavier de Freitas assegura que antes das solenidades a fase que decorre neste momento estará concluída. 


Para além dos acessos (estrada profundamente requalificada, com passeios e nova iluminação) também a área da cista será requalificada com iluminação e espaço de proteção prevendo a Confraria que o novo estacionamento de autocarros seja uma mais valia. 

As obras têm em conta também a simbiose latente em cada festa de S. Bento, que arrasta milhares de Peregrinos todos os anos, criando espaços seguros e acessíveis para os vendedores ambulantes.

Xavier de Freitas diz que o objectivo da Confraria passa por tornar o Santuário de S. Bento das Peras uma referência a nível nacional. 

O presidente da Câmara revelou mais uma vez a importância que tem para todos o S. Bento das Peras considerando que melhorar todas as condições é uma obrigação da autarquia a que preside.


Cista




Partilhar