Victor Hugo Salgado recorreu à sua página para mostrar satisfação pela votação de ontem na Assembleia da República que determina a 'independência' das freguesias de S. Paio e Tagilde agregadas desde 2013.
O Presidente da Câmara escreveu:
VIZELA PASSA A TER 6 FREGUESIAS
Só perde quem desiste de lutar.
Desde a primeira hora que o Partido Socialista de Vizela se levantou contra a união das Freguesias de S. Paio e Tagilde.
De relembrar que esta agregação resultou de uma iniciativa da reforma do poder local, aprovada em 2013 pelo Governo do PSD.
Da implementação desta reforma resultou o atual mapa territorial autárquico e levantou um conjunto de assimetrias identitárias nestas duas freguesias do concelho de Vizela, ultrapassadas no dia de hoje na Assembleia da República.
É com enorme satisfação que assisto a reversão desta decisão e vejo salvaguardada a história, a cultura e identidade destas duas freguesias.
---
A VERSÃO DA DEPUTADA SOCIALISTA IRENE COSTA
Assembleia da República votou favoravelmente a desagregação de 132 uniões de freguesias, permitindo que 296 freguesias recuperem a sua autonomia administrativa.
Um processo que reverte parcialmente a reforma administrativa de 2013, conhecida como “Lei Relvas”, que havia reduzido o número de freguesias em Portugal de 4.260 para 3.092.
A decisão foi aprovada com os votos a favor do PS, PSD, BE, PCP, Livre e PAN. A Iniciativa Liberal votou contra, enquanto o Chega se absteve.
Com esta aprovação, as freguesias desagregadas poderão agora eleger os seus órgãos nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro de 2025.
Venceu assim a vontade da população que é a essência da democracia, e a restauração da identidade dos territórios , devolvendo a cada comunidade o orgulho e a força da sua história