Nas suas deslocações oficiais a Vizela, e foram várias, Pinto da Costa recordou sempre o ano de 1982 quando num encontro com vizelenses, na Casa do Povo de Vizela, arrancou para o ato eleitoral que lhe daria o primeiro mandato como presidente do clube portista.
Por ironia do destino, em 1368 jogos realizados para o campeonato pelo Futebol Clube do Porto a milésima vitória de Pinto da Costa para o campeonato aconteceu em Vizela no dia 29 de Outubro de 2023 (época 2023/2024). Foi o último confronto entre os dois clubes em Vizela. O Vizela perdeu por 0-2 e foi no balneário do estádio do Vizela que o ex líder dos Dragões festejou o feito 'milenar'.
Escreveu: "Hoje, ao vencermos o FC Vizela por 2-0 conseguimos a milésima vitória do FC Porto, nas minhas presidências.
Não fazia a mínima ideia de que esse número podia ser, como foi, atingido neste jogo.
Soube-o ontem através do jornal O Jogo, e de facto não fazia a mínima ideia de que esse número podia ser atingido hoje.
Confesso que não dei grande importância a isso, até porque, para mim, as vitórias do FC Porto nunca são de mais.
Quando terminámos o jogo, como sempre faço, vim ao balneário felicitar os jogadores e os técnicos.
Fui surpreendido pelos efusivos abraços de parabéns, pela tal milésima vitória, por todo o plantel. E mais admirado fiquei quando me comunicaram que, no treino de amanhã, todo o plantel queria tirar uma foto comigo para assinalar as tais mil vitórias.
Fiquei sensibilizado e muito feliz pelo que isto significa para mim: um grande ambiente entre todos e a importância que todos damos às vitórias do FC Porto.
Tirarei a foto com todo o prazer e estou já ansioso pela próxima vitória.
Ao Eng. Luís Gonçalves, ao Sérgio Conceição e a toda a sua equipe e a todos os atletas - MUITO OBRIGADO."
OFERTA DE LIVROS A MANUEL CAMPELOS
Pinto da Costa escreveu vários livros. Em cada edição fazia questão de enviar um exemplar com dedicatória a Manuel Campelos líder do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela.
Pinto da Costa foi uma das vozes que se afirmou a favor da criação do concelho de Vizela e fazia questão de tornar a sua posição pública.
A última vez que esteve em Vizela foi no decorrer da campanha eleitoral para os órgãos sociais do FCP que perdeu para André Vilas-Boas.
PRIMEIRO ESPINHO E DEPOIS VIZELA
Sobre a contabilidade das vitórias portistas e em especial ao Vizela-Porto escreveu o jornal O Jogo:
"Pinto da Costa comemorou, ontem, a vitória 1000 ao serviço do FC Porto em jogos do campeonato, em 1368 realizados, atingindo marca de respeito e difícil de ombrear até no plano internacional, e que remonta a um trajeto duradouro e altamente vitorioso, iniciado em maio de 1982, quando, após poucos dias à frente do clube, já festejava triunfo diante do Espinho, nas Antas. Um feito assinalado pelos dragões no site oficial."