Comemorações do bicentenário de nascimento de Camilo Castelo Branco


Reúnem 27 instituições do Norte. Protocolo de colaboração é assinado esta quinta-feira, 16 de janeiro, na Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide.

A Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão, recebe, esta quinta-feira, 16 de janeiro, a partir das 16h30, o ato público de constituição da parceria para as Comemorações do Bicentenário do Nascimento de Camilo Castelo Branco.

A sessão ficará marcada pela celebração do protocolo de colaboração interinstitucional, que vai juntar 27 instituições do Norte, tendo em vista a organização, dinamização e promoção, na Região Norte, de uma agenda partilhada e integrada de iniciativas culturais, artísticas, científicas e de divulgação da vida e obra de Camilo Castelo Branco, assim como de coproduções e itinerâncias, no âmbito do bicentenário do nascimento do escritor, a realizar predominantemente entre 16 de março de 2025 e 16 de março de 2026, sem prejuízo da sua extensão nos anos de 2026 e 2027.


A cerimónia é aberta à comunicação social e terá o seguinte alinhamento:

16H30 Acolhimento e visita à Casa de Camilo

17H00 Sessão de apresentação da parceria e assinatura do Protocolo de Colaboração Interinstitucional

18H00 Verde de Honra.


CAMILO EM VIZELA 

Camilo Castelo Branco teve uma relação muito estreita com Vizela, onde procurava as águas milagrosas para as suas maleitas, ao ponto de hoje o jardim central dispor de uma estátua (foto).

E nas obras faz várias referências à sua presença em Vizela. 

A escritora e historiadora vizelense Maria José Pacheco escreveu um livro sobre o famoso e imortal romancista português intitulado Camilo e Vizela. 


Partilhar