SAD está de parabéns por preservar História do FC Vizela - diz Faria antigo capitão


Na época 1984-1985 o Futebol Clube de Vizela competiu pela primeira vez no Campeonato Nacional da I Divisão (hoje I Liga).

Para comemorar a passagem de 40 anos sobre esse grande feito, a Futebol Clube de Vizela-Futebol SAD liderada por Joaquim Ribeiro, vai lançar um equipamento semelhante (com exceção dos patrocínios) ao dessa longínqua época. 

Fernando Faria era o capitão de equipa em 1984-1985 e o Digital de Vizela falou com ele:

ddV- A SAD do Vizela, depois de lançar um equipamento idêntico ao da subida de divisão (1983-1984) e de ter colocado no atual aspectos dos azulejos da Praça da República em referência à Vizela Romana, vai lançar uns equipamentos que evocam a vossa odisseia na I Divisão. Que lhe parece?

FERNANDO FARIA - Parece-me excelente ideia. Como ex atleta e ex treinador, como adepto e sócio deste clube que vou amar até ao fim da minha vida, fico muito feliz por haver uma entidade, neste caso a Futebol Clube de Vizela-Futebol SAD, que demonstra grande carinho e respeito pela história do nosso clube. Todos nós sabemos que os grandes problemas das sociedades, das famílias, etc. é,  muitas vezes, a falta de memória. A SAD tem tido o cuidado de preservar e recordar o que fez parte da história e merece os meus parabéns. 

ddV - O Fernando Faria ainda guarda camisolas da sua passagem pelo FC Vizela?

FF - Sim. Tenho práticamente todas. Emprestei à Futebol Clube de Vizela-Futebol SAD algumas para fazerem réplicas como foi o caso da que vai sair. O André Morais (diretor de comunicação da Vizela SAD) ligou me a pedir emprestado o meu espólio para reavivar a história do clube e eu acedi de imediato. 

ddV - O que se dizia há 40 anos dos equipamentos do Futebol Clube de Vizela?

FF - Dizia-se que o Vizela era o clube mais pobre da I Divisão, e de facto era pois nem campo para jogar tínhamos, mas que também era o que vestia melhor. O nosso equipamento era azul celeste, muito bonito. Acredito que vão ser muitos os Vizelenses que vão desejar comprar a nova edição que vai sair idêntica à de 1984. 

ddV - Com toda a sua história ligada ao Futebol Clube de Vizela como vê o momento atual, a participação da equipa no futebol profissional?

FF - Esta época o FCV não está a fazer um bom campeonato. Acho que se colocou a fasquia demasiado alta ao apontar a subida de divisão como principal objectivo pois para isso acontecer era necessário ter uma equipa mais forte. Mas ainda está a tempo de reforçar. 

No futebol acontecem muitos imponderáveis e nem sempre as coisas correm como delineadas. Pela minha parte nunca deixarei de apoiar a equipa e devia ser assim por todos já que têm ocorrido algumas situações lamentáveis ao nível  de certos comportamentos que me deixaram muito triste.

É importante que os Vizelenses estejam unidos à volta deste histórico clube que no próximo dia 1 Janeiro completa 85 anos.

...








Partilhar