PS felicita desagregação de Tagilde e S. Paio


Comunicado da Concelhia do Partido Socialista de Vizela. 

"A concelhia de Vizela do Partido Socialista felicita os fregueses e autarcas da União das Freguesias de Tagilde e Vizela (S. Paio), freguesia em processo de desagregação, pela decisão da Comissão do Poder Local em validar o cumprimento de todos os critérios técnicos e financeiros, uma decisão política que corresponde às pretensões das populações envolvidas.

Por iniciativa do Partido Socialista na Assembleia da República, através da criação da LeiQuadro que permite a reposição das freguesias e dos autarcas do Partido Socialista na Assembleia da União de Freguesias de Tagilde e Vizela (S. Paio), que lideraram o processo de desagregação, foi possível desenvolver um projeto consensual de grande qualidade técnica e financeira.

Recorde-se que, em 2013, o Partido Socialista liderou a contestação à aplicação da “Lei Relvas”, elaborada pela coligação PSD/CDS-PP, que, sem critérios e desrespeitando a autonomia das autarquias, extinguiu cegamente freguesias do nosso Concelho.

Nos últimos anos, através das iniciativas do Partido Socialista, foram criadas condições legais e políticas para que fosse possível repor as freguesias anteriormente agregadas onde essa era a vontade dos fregueses e, de igual modo, houvesse condições técnico-financeiras e dimensão para o efeito.

Preservar a identidade e a vontade popular, as instituições e a sua história, assim como a racionalidade da gestão publica e a proximidade são efetivamente elementos fulcrais para credibilizar os atores políticos e garantir a ligação destes com os cidadãos.

Deste modo, o Partido Socialista continuará a estar à altura dos desafios e apresentará a estas freguesias os seus melhores quadros políticos para o desafio autárquico do próximo ano.

Da mesma forma, continuaremos a trabalhar para que em janeiro as desagregações sejam votadas no plenário da Assembleia da República, apoiando e defendendo as forças cooperantes e respeitadoras das vontades das populações.

Vizela, 18 de dezembro de 2024

A Comissão Política Concelhia de Vizela do Partido Socialista

Partilhar