Como era espectável os jornais desta segunda-feira (2) fazem referência para o ato de vandalismo que no sábado à noite, no final do jogo Alverca-Vizela (4-2), ocorreu na estação de serviço de Pombal onde, segundo um comunicado da Futebol Clube de Vizela-Futebol SAD, um grupo de adeptos com adereços do FCV, apedrejou o autocarro tendo partido o vidro traseiro (ver foto em cima) e feriu ligeiramente na cabeça um jogador" (Diogo Nascimento).
O jornal Record adianta que a comitiva vizelense já não parou na estação de serviço para jantar e a viatura com os atacantes perseguiu o autocarro fazendo manobras perigosas na auto-estrada.
Um ato condenável e que envergonha Vizela (mais um depois das petardos sobre um treino de Tulipa; da danificação do carro de Rúben de la Barrera, da agressão ao vice-presidente da SAD Pedro Rodrigues, etc.) não se sabendo onde isto vai parar...
Ao que soubemos, a GNR estava de prevenção para a chegada do autocarro a Vizela porém o incidente ocorreu bem mais longe desta cidade.
Vejamos o que diz a imprensa sobre este lamentável apedrejamento.
(Jornal de Notícias)
Jogador do Vizela ferido após ataque ao autocarro
Incidente ocorre em área de serviço da A1. Queixa às autoridades
Logo após a derrota com o Alverca (4-2), an- teontem, quando a comitiva do Vizela estava a regres- sar ao Minho, o autocarro da equipa foi apedrejado na estação de serviço de Pom- bal, na A1, por adeptos com adereços do clube. O incidente aconteceu numa altura em que os jogadores se preparavam para jantar e teve como consequências danos no vidro traseiro do veículo e ferimentos ligeiros num futebolista.
Em comunicado, o Vizela lamenta a situação e es- clarece que "só por sorte os danos fisicos não foram mais graves". Adianta ainda que foi identificado "um dos agressores no imediato bem como a sinalização da matricula do veículo que o transportava e, depois, perseguiu o autocarro da equipa". O Vizela "repudia este e qualquer tipo de comportamento violento" e adianta que hoje irá "fazer queixa junto das forças de segurança públicas e demais entidades civis e desportivas, exigindo que se puna o prevaricador de forma exemplar e de acordo com a lei em vigor".
Além disso, "pugnará ainda para que este ou estes adeptos fiquem proibidos de aceder a recintos desportivos".
VÍTOR JORGE OLIVEIRA
...
(JORNAL O JOGO)
Adeptos apedrejam autocarro do Vizela
INCIDENTE A equipa regressava a casa após a derrota em Alverca e, na pausa para jantar no Pombal, alegados apoiantes do clube atacaram a comitiva
O Vizela está a realizar uma época abaixo das expectativas na II Liga, mas nada justifica o comportamento de alegados adeptos do clube que apedrejaramo autocarro e causaram ferimentos num atleta.
A derrota por 4-2 no terreno do Alverca nao caiu bem nos adeptos do Vizela, descontentes com a forma como a equipa tem evoluido neste regresso à II Liga (atualmente o clube está na 12.ª posição e acaba de substituir o treina- dor). Ora, no regresso, anteontem, a casa após o jogo no Ribatejo, a comitiva parou na área de serviço de Pombal para o previsto jantar e, nessa altura, o auto carro foi apedrejado, resultando desse incidente um ferido ligeiro - ao que foi possível apurar trata-se de Diogo Nascimento.
Vizela perdeu em Alverca e os adeptos manifestaram insatisfação da pior forma
O Vizela denunciou ontem a situação e promete agir em conformidade. «Por ocasião da viagem de regresso de Alverca, o autocarro que trans- portava a equipa profissional foi apedrejado na Estação de Serviço de Pombal, local onde a equipa iria jantar, por supostos adeptos vestidos com adereços do FCVizela.
Mais grave do que os danos materiais no vidro traseiro do veículo, o ato criminoso provocou ferimentos ligeiros num jogador do FC Vizela, além dos naturais e subjacentes danos morais em todos os ocupantes do veículo. Só por sorte os danos fisicos não foram mais graves.
A identificação de um dos agressores foi feita no imediato, bem como a sinalização da matricula do veículo que o transportava e, depois, perseguiu o autocarro da equipa.
Na sequência do lamentável comportamento, quer a FCVizela, Futebol SAD, repudiar este e qualquer tipo de comportamento violento, e informar que formalizará a respetiva queixa esta segunda-feira, junto das forças de segurança públicas e demais entidades civis e desportivas, exigindo que se puna o prevaricador de forma exemplar e de acordo com a lei em vigor. Mais informa que, depois de concluidoo processo, pugnará ainda para que este ou estes adeptos fiquem proibidos de acedera recintos desportivos», destacou o comunicado. O jogador ferido está bem.
...
(JORNAL RECORD)
ATAQUE A AUTOCARRO FERE NASCIMENTO
Viatura da equipa foi apredejada em Pombal por grupo de adeptos do próprio clube
O autocarro do Vizela foi apedrejado na estação de serviço de Pombal, quando a sua equipa regressava de Alverca, no sábado, depois da derrota frente aos ribatejanos (4-2). Segundo comunicou a SAD minhota, o ataque, feito "por supostos adeptos vestidos com adereços do Vizela", partiu o vidro traseiro do veículo e feriu um jogador. Segundo apurou Record, trata-se de Diogo Nascimento, médio de 22 anos, que sofreu ferimentos ligeiros na cabeça.
De acordo com as informações recolhidas, é na estação de serviço de Pombal que a equipa tem por hábito jantar após os jogos disputados na zona de Lisboa. Porém, desta feita a rotina foi quebrada, uma vez que o apedrejamento aconteceu logo à chegada do autocarro, com o grupo de adeptos já à espera da equipa no local, dentro de um carro. Os responsáveis minhotos decidiram de imediato retomar a viagem, sendo que, nos quilómetros seguintes, o automóvel ainda acompanhou o autocarro com algumas manobras potencialmente perigosas para a segurança rodoviária. O indivíduo, que arremessou a pedra que partiu o vidro traseiro e feriu Diogo Nascimento, está identificado pelos elementos do clube e vai ser alvo de uma queixa policial ainda hoje.
Recorde-se que este não é o primeiro caso violento a envolver o Vizela e adeptos do próprio clube. No final de outubro, dois dirigentes foram agredidos por três pessoas, sendo que, sabe Record, dois dos agressores foram já identificados.
JOÃO ALBUQUERQUE