Morreu José Garrido antigo treinador do FC Vizela


Foi treinador do FC Vizela em 2003-2004 na II Divisão B. Chegou de Lousada para o Vizela a convite do presidente  Alberto Sousa e trouxe consigo do clube lousadense o capitão Cláudio, Rui Ribeiro, Paulo Gomes, Nelo e Febras. Rendeu Sá Pereira no cargo de treinador do Vizela. 
Tinha 64 anos.
Cláudio recorda ao Digital de Vizela José Garrido como um excelente profissional: "Foi buscar-me ao Canelas e trouxe-me para o FC Vizela onde joguei 10 épocas. Era um bom treinador,  muito correcto e atento. Lamento muito a sua morte e apresento condolências à sua família" - refere o antigo central.
Garrido orientou o plantel vizelense com jogadores como Kita, Rui Ribeiro Araújo, Reinaldo (filho do ex dirigente do FC Porto Reinaldo Teles já falecido), Gilber, Armando Pinto, Everton, Dani Soares, Filipe Carvalho, Ricardo Jorge, Filipe Pastel, Nuno Cavaleiro,  Lima, para além dos já referenciados em cima ex Lousadenses. 

Garrido padecia de doença incurável há alguns anos e estava internado em cuidados intensivos. 

Depois de sair de Portugal treinou 17 anos no estrangeiro. 

O técnico residente há vários anos em Santo Tirso, José Garrido, é oficialmente o treinador do Al-Qaisumah, clube que milita na segunda Divisão da Arábia Saudita. Jorge Prisca e Tiago Costa integram também a equipa técnica da equipa.

José Garrido foi jogador de futebol durante 18 anos com passagens pelo Monção, Gil Vicente, Chaves, Sport Lisboa e Benfica, Boavista, Famalicão e Desportivo das Aves.

Treinador desde 1996, iniciou a sua carreira como adjunto no Desportivo das Aves tendo treinado em Portugal o Tirsense, Lousada, Vizela e Penafiel. Com uma carreira reconhecida no estrangeiro, José Garrido treinou na Malásia, Koweit, Barém, Omã, Catar e foi inclusive selecionador nacional do Gabão.

Os seus últimos trabalhos foram precisamente na Arábia Saudita onde foi campeão da segunda divisão pelo Al-Batin tendo treinador ainda o Al-Qaisoma, na temporada passada.




...

José Garrido, antigo campeão nacional pelo Benfica em 1988/89, com 64 anos. 

Nos últimos anos, o antigo treinador tinha orientado várias equipas na Arábia Saudita, antes de em 2023 ter interrompido o seu percurso profissional como técnico do Al-Qaisoma (2.ª divisão saudita) devido a um problema oncológico.

Enquanto futebolista, José Garrido conquistou ainda, em 1992, uma Supertaça Cândido de Oliveira pelo Boavista, o primeiro clube que se seguiu na carreira depois da passagem pelos encarnados, onde marcou três golos em 17 jogos realizados sob o comando de Toni. Terminou a carreira no Aves, depois de ter representado o Famalicão

O Al-Qaisumah está, neste momento, em 12º lugar no campeonato, com 21 pontos e vem de uma série de cinco jogos sem vencer.

Partilhar