Relativamente à tentativa de assalto à escola secundária de Vizela a Câmara Municipal emitiu o seguinte comunicado:
"O edifício da Escola Secundária de Vizela foi alvo de uma tentativa de tentativa de furto, na madrugada do dia 20 do corrente mês.
Nesse seguimento, a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Vizela conseguiu intercetar os suspeitos, um grupo de indivíduos, suspeito de estar envolvido em furtos recentes em escolas na região de Paços de Ferreira. e que foi surpreendido por uma patrulha da GNR enquanto circulava pelas ruas da cidade.
PROCESSO NO DIAP
Durante a abordagem, os suspeitos foram identificados e o material que transportavam, proveniente de atividades ilícitas, foi apreendido pelas autoridades.
A GNR de Vizela está a realizar todas as diligências necessárias para encaminhar as informações para o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Guimarães, que ficará responsável pelo processo.
ESTRAGOS MATERIAIS
Apesar da tentativa de furto na Escola Secundária de Vizela, verificaram-se apenas estragos materiais, sem que tenha sido subtraído qualquer valor. Este facto reflete uma realidade que muitas escolas já adotaram: atualmente, as instituições de ensino não armazenam dinheiro nas suas instalações, uma vez que os montantes em caixa são depositados diariamente nos bancos. Além disso, as transações dentro das escolas são, na sua maioria, feitas através de cartões, reduzindo significativamente o risco de perdas financeiras em casos de furto, pois a tecnologia tem permitido uma redução da circulação do dinheiro físico.
A Câmara Municipal de Vizela e as autoridades locais estão atentas a esta situação e reforçam a importância de manter uma vigilância ativa, bem como assegurar a segurança das escolas, através de mecanismos de deteção de intrusão no perímetro escolar.
Câmara Municipal de Vizela