Tomou hoje posse como pároco de S. Miguel das Caldas o padre Cândido Magalhães. Vídeo Ato de posse.
O ato de posse foi presidido pelo Arcipreste da zona pastoral Guimarães-Vizela, P. Samuel Vilas-Boas.
A igreja esteve repleta (ver vídeo). Na torre de entrada um painel saudava: BEM VINDO PADRE CÂNDIDO.
Depois do ato solene de posse, o Padre Cândido recebeu um grande aplauso e sentou-se oficialmente na cadeira presidencial da igreja.
O padre Constantino, que administrou a Paróquia em perto de meio século, foi muito referenciado e ovacionado.
Os dois presidentes das autarquias de Vizela (Victor Hugo Salgado e José Armando Branco) deram as boas vindas ao novo pároco sem esquecer o trabalho desenvolvido pelo anterior.
O padre Constantino, também usou da palavra para agradecer, pediu para que nunca faltasse apoio aos desfavorecidos e salientou que quer ficar em Vizela até ao fim dos seus dias. A homenagem da Paróquia ao padre Constantino está marcada para 2 de Dezembro. O presidente da Câmara garantiu também uma homenagem em peso ao sacerdote que termina funções por motivos de saúde.
O padre Cândido Magalhães, no concelho de Vizela há 17 anos, louvou o trabalho do padre Constantino e disse ter ficado comovido com diversas ações de que tomou conhecimento através dos arquivos do sacerdote.
Tanto o padre Cândido como o Arcipreste referiram que o padre Constantino continua sendo pároco de S. Miguel (pároco emérito) em honra aos seus 54 anos na paróquia. O padre Américo e o padre Paulo irão colaborar com o padre Cândido que tem por missão as paróquias de S. Paio, Tagilde, Infias e S. Miguel sendo ainda reitor de S. Bento das Peras.
O padre Cândido assegurou que os que foi feito de bom na paróquia é para manter pedindo o apoio de todas as forças paroquiais.
A assembleia aplaudiu-o muito.
DISCURSO DO PRESIDENTE DA JUNTA DEXS. MIGUEL (S. João), JOSÉ ARMANDO BRANCO.
Muito boa tarde.
A Paróquia do arcanjo S. Miguel vive hoje mais um momento alto da sua história.
A chegada de um novo pároco é sempre motivo de festa em qualquer comunidade e se a ela associamos a despedida do pároco anterior como um grande sinal do dever cumprido e sonho realizado, mais importante se torna.
Sr. Padre Cândido Magalhães,
eu, na qualidade de presidente da União de Freguesias que abarca a Paróquia de S. Miguel das Caldas, e certamente todos os Vizelenses, damos-lhe muito respeitosamente as boas vindas.
SEJA BEM VINDO Sr. PADRE CÂNDIDO.
S. MIGUEL DAS CALDAS RECEBE-O DE BRAÇOS ABERTOS.
Esta é a maior Paróquia do concelho de Vizela e uma das maiores e mais antigas da Arquidiocese de Braga. Aqui se encontra a denominada Igreja Velha que esteve representada no primeiro Concilio realizado hâ mais de 1.400 anos no Lugo, em Espanha, no ano de 607.
Segundo o Abade de Tagilde, São Miguel das Caldas já era paróquia no tempo em que os suevos dominaram o Noroeste da Península Ibérica e a Confraria da Senhora das Candeias é das mais antigas de Portugal.
Temos a certeza que o Senhor Padre Cândido, seguindo a esteira do padre Constantino, irá desenvolver aqui e no Santuário de S. Bento das Peras a sua missão pastoral do agrado de todos os paroquianos e de todos os Vizelenses, contribuindo para a expansão e aprofundamento da fé de todos nós
S. Miguel das Caldas é uma Paróquia de portas abertas.
Evidencia grande dinamismo em todas as suas vertentes.
S. Miguel é uma Paróquia solidária com os sem abrigo e mais desfavorecidos. Leva conforto e alimento aos acamados e trata cada ser como um irmão.
Temos a certeza que com a chegada do Sr. Padre Cândido estes preceitos que o Sr. Padre Constantino implantou e zelou irão continuar a ser vivenciados nesta comunidade cristã.
Nunca será demais salientar que o Sr. Padre Constantino Matos de Sá mora no coração de cada vizelense. Todos sentem pelo Sr. Padre Constantino o máximo carinho, afeto e enorne gratidão. Todos esperam viver e conviver ao lado do seu antigo pároco nesta terra até que Deus assim o entenda.
O Sr. Padre Constantino abraçou e serviu Vizela com todo o amor e dedicação elevando sempre a representação de Deus na terra. Todos nós continuaremos a amá-lo e a respeitá-la como até aqui. A gratidão é um dos símbolos mais nobres dos verdadeiros cristãos e nós seremos gratos.
Obrigado Sr. Padre Constantino. A nossa gratidão será eterna.
Concluo novamente com uma saudação de boas vidas:
Seja bem vindo Sr. Padre Cândido a S. Miguel das Caldas.
Esperamos e desejamos que seja feliz e bem sucedido nesta sua nova Paróquia e tenha a certeza que pode contar com o nosso apoio institucional e pessoal em cada dia da nova etapa que hoje começa.
Seja bem vindo!