Os históricos centenários do concelho de Vizela


Em Março Portugal atingiu 3 mil pessoas com cem anos ou mais de vida. Em Vizela contamos cinco bonitos e bonitas "jovens"

O número de centenários tem vindo a aumentar no nosso país e este dado pode prender-se com a melhoria das condições de vida das pessoas e assistência médica. 

Os relatórios apontam que a maioria dos centenários (80٪) são mulheres e a sua saúde em ambos os sexos e razoável. 

O concelho de Vizela conta atualmente com cinco pessoas que atingiram esta bonita (e invejável) idade: Camila Marques, antiga operária têxtil, residente em S. João das Caldas lidera o quinteto com 105 anos. 

Segue-se Albino Monteiro de Santa Eulália, invisual que gosta de tratar de agricultura doméstica, com 104 anos. 

Filomena, conhecida por Méninha, mora no Bairro de S. Romão em S. João das Caldas e celebrou em Setembro 102 anos.

Melinha, do Quiosque Martins em S. João das Caldas, completou na semana passada 101 anos de idade e a D. Albina, utente do Casal do Telhado, festejou este ano 100 primaveras.

Todos estes centenários vivem em Vizela rodeados dos maiores carinhos. 

A cidadã vizelense a atingir a 'maior idade' foi Cecília Ribeiro que faleceu em 2018 com 109 anos.






☆☆☆
IDADE A AUMENTAR 

É cada vez maior o número de centenários em Portugal. Segundo o jornal Público, que cita as estimativas provisórias da população do Instituto Nacional de Estatística (INE), no final de 2023 eram 3.149, quase o dobro de 2011 e cinco vezes mais do que em 2001.

Para este novo recorde muito contribuem as mulheres já que mais de 80% das pessoas com 100 ou mais anos são do sexo feminino.

A justificação para este aumento, e para o aumento progressivo da esperança de vida deve-se segundo Manuel Carrageta, presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, ao controlo das doenças infeciosas, fruto da descoberta da penicilina e à melhoria generalizada das condições de vida.

O médico cardiologista, ouvido pelo jornal, não tem dúvidas de que estamos a caminhar para a longevidade.

Mas como vivem os centenários? De acordo com o projeto PT100, o primeiro estudo de base populacional dedicado a esta faixa etária em Portugal, citado pelo jornal, uma parte significativa das pessoas com mais de 100 anos apresentava défice cognitivo severo, estava numa cadeira de rodas ou acamado, mas mesmo assim a maioria considerou o seu estado de saúde como positivo. In RR

JAPÃO LIDERA

No Japão, 10% da população tem mais de 80 anos e o país atingiu um recorde de centenários, com mais de 92 mil pessoas, segundo dados divulgados no Dia do Respeito pelos Idosos de 2023. Cerca de 12,69 milhões de pessoas tinham 80 anos ou mais, representando 10% da população. A população com 65 anos ou mais é de 36,23 milhões, ou 29,1% do total, um aumento de 0,1% em relação ao ano anterior.

....

O Digital de Vizela felicita todos os centenários vizelenses e agradece a Maria Isabel Ferreira a colaboração prestada na elaboração desta notícia. 




Partilhar