Novamente interrompidas buscas no rio Vizela por mulher desaparecida


Cerca de 12 horas depois de terem sido retomadas (hoje de manhã) as buscas pela mulher de Lustosa-Lousada desaparecida ontem ainda não há qualquer dado novo. As buscas foram novamente interrompidas sendo retomadas esta sexta-feira pelas 8 horas.
Bombeiros e GNR estão a bater as margens e leito do rio Vizela porém a presidente da Associação Desportiva de Lustosa-Lousada continua desaparecida. 
O seu carro foi encontrado aberto junto à ponte romana de Vizela com todos os seus pertences no interior incluindo documentos pessoais e chave na ignição. 
As margens do rio têm imensa vegetação e as águas estão turvas o que dificultam as operações dos bombeiros e GNR. Equipas cinotécnicas (cães pisteiros) destas duas forças operacionais estão no terreno. 
Não há testemunhas do que possa ter acontecido depois da paragem do automóvel naquele local.
As buscas estiveram hoje em curso entre a ponte romana e a mini-barragem de Vilarinho-Santo Tirso. As operações serão retomadas amanhã sexta-feira. 
As buscas começaram ontem ao início da tarde sensivelmente e foram retomadas hoje de manhã. 


Ontem quarta feira [16]
Com o cair da noite foram interrompidas as operações de busca para encontrar uma mulher de Lustosa-Lousada dada hoje como desaparecida.  Deixou o seu automóvel estacionado junto à ponte romana de Vizela com a porta aberta, chave do carro na ignição, documentos e um computador portátil que sempre a acompanhava entre outros pertences no interior da viatura.

Os bombeiros de Vizela com vários meios e uma equipa alargada de membros da GNR estiveram no local fazendo perícias na viatura abandonada e bateram o rio a jusante. Cães pisteiros da GNR e dos Bombeiros de Vizela bateram as margens sem nada encontrar. Também foram utilizados aparelhos voadores (drones).

Presidente Raquel da Costa desaparecida. 

A mulher, cujos elementos recolhidos no local apontam para Raquel da Costa, de 38 anos, solteira, presidente da Associação Desportiva de Lustosa-Lousada eleita em 2013, enviou de manhã uma mensagem de despedida para a vida aos familiares mais próximos.  Alguns destes familiares, incluindo uma irmã, estiveram esta tarde junto à viatura dando informações à GNR.

Ao que o ddV conseguiu apurar as buscas de hoje, dos mergulhadores vizelenses, incidiram em locais onde já noutras situações foram encontrados corpos de pessoas afogadas no rio Vizela, áreas de remoinhos.

Apesar de ter chovido nos últimos dias, o caudal do rio Vizela é pouco expressivo.

A desaparecida não sabe nadar e segundo disse um seu familiar teve sempre grande receio de entrar na água em rios ou mar.

Nesta quinta feira a partir das 8 horas as buscas serão retomadas pelos bombeiros de Vizela, e possivelmente pela GNR, nas margens e no leito do rio com o apoio de cães, botes e drones.


Partilhar