Vários incêndios rurais em curso sobretudo no Norte


Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), quatro pessoas morreram e 40 ficaram feridas devido aos fogos.


(Vídeos com bombeiros de Vizela apoiando ontem outras corporações no combate aos incêndios. Imagem de Júlio Brito).

Várias estradas dos distritos de Aveiro, Coimbra, Viseu, Vila Real, Braga e Porto estão hoje com cortes ou condicionamentos na sequência dos incêndios rurais que estavam às 7 horas em curso.

(Vídeos fumo chega a Vizela)

Vários incêndios rurais deflagraram em Portugal continental, sobretudo na região Norte, ao longo dos últimos dias. Na segunda-feira, a situação complicou-se principalmente na região de Aveiro.

A "necessidade de adotar medidas preventivas e especiais" levou o Governo a prolongar a situação de alerta - que estava em vigor até hoje - por mais 48 horas, até às 23h59 de quinta-feira.

Nesta terça feira há 21 meios aéreos a combater os incêndios. 

Em Vizela há sinais de fumo provenientes dos concelhos vizinhos. 

ÀS 07:20, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registava 118 fogos rurais no continente português, que estavam a ser combatidos por 5.012 operacionais, com o apoio de mais de 1.300 meios terrestres.

HOMEM CARBONIZADO 

A Guarda Nacional Republicana esclarece que na zona florestal do Sobreiro, concelho de Albergaria-a-Velha, cerca das 15h30, foi encontrado um corpo carbonizado.

Pelos factos apurados até ao momento, trata-se de um cidadão de nacionalidade brasileira, de 28 anos de idade, funcionário de uma empresa que se dedica à exploração florestal. Este cidadão terá ido, juntamente com outros funcionários da empresa, recuperar alguma maquinaria que se encontrava na zona afetada pelo incêndio.

A Polícia Judiciária foi chamada ao local, e assume a investigação da ocorrência.






Partilhar