(Vídeos com bombeiros de Vizela apoiando ontem outras corporações no combate aos incêndios. Imagem de Júlio Brito).
Várias estradas dos distritos de Aveiro, Coimbra, Viseu, Vila Real, Braga e Porto estão hoje com cortes ou condicionamentos na sequência dos incêndios rurais que estavam às 7 horas em curso.
Vários incêndios rurais deflagraram em Portugal continental, sobretudo na região Norte, ao longo dos últimos dias. Na segunda-feira, a situação complicou-se principalmente na região de Aveiro.
A "necessidade de adotar medidas preventivas e especiais" levou o Governo a prolongar a situação de alerta - que estava em vigor até hoje - por mais 48 horas, até às 23h59 de quinta-feira.
Nesta terça feira há 21 meios aéreos a combater os incêndios.
Em Vizela há sinais de fumo provenientes dos concelhos vizinhos.
ÀS 07:20, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registava 118 fogos rurais no continente português, que estavam a ser combatidos por 5.012 operacionais, com o apoio de mais de 1.300 meios terrestres.
HOMEM CARBONIZADO
A Guarda Nacional Republicana esclarece que na zona florestal do Sobreiro, concelho de Albergaria-a-Velha, cerca das 15h30, foi encontrado um corpo carbonizado.
Pelos factos apurados até ao momento, trata-se de um cidadão de nacionalidade brasileira, de 28 anos de idade, funcionário de uma empresa que se dedica à exploração florestal. Este cidadão terá ido, juntamente com outros funcionários da empresa, recuperar alguma maquinaria que se encontrava na zona afetada pelo incêndio.
A Polícia Judiciária foi chamada ao local, e assume a investigação da ocorrência.