Em breve poderá dispor de 56 pavilhões, tornando-se no parque industrial do concelho de Vizela com o maior número de empresas. Alguns pavilhões (nas traseiras da fábrica da Lusmonte) já estão vendidos. A fábrica será dividida em 15 pavilhões.
Tendo tomado conhecimento do nascimento de um Parque Industrial em Vizela, o Digital de Vizela, contactou a credenciada imobiliária Habivizela para saber mais pormenores.
Com o conhecido vizelense Rui Campelos, CEO da Habivizela, agência que comercializou e comercializa os mais importantes imóveis de Vizela (Fórum Vizela, Varandas do Fórum, Urbanização do Poço Quente; Santa Susana, etc), seguiu se o seguinte informativo diálogo sobre uma área nobre em Infias onde a histórica empresa Luzmonte serve se farol.
DDV – A Habivizela está a comercializar um novo empreendimento, desta vez no segmento comercial/industrial. Pode dar-nos mais pormenores?
RUI CAMPELOS – Sim, iniciamos a sua comercialização em Junho de 2024, Trata-se de um novo projeto da IMOBILASA, desta vez na área comercial, industrial e serviços.
– Do que conhecemos até hoje, a Imobilasa tem como principal segmento imobiliário, o habitacional, nomeadamente apartamentos e lojas como acontece no Fórum Vizela e Varandas do Fórum. Porquê esta viragem para outros segmentos?
– Não se trata de uma viragem, mas sim de uma aposta mais diversificada no imobiliário. A Imobilasa é detentora de vários terrenos no concelho de Vizela e também no Porto. O que levou a esta nova aposta foi essencialmente a localização privilegiada dos terrenos para este segmento.
- De facto o Parque Industrial da Lusmonte é perto de tudo...
- Pois é. Está a cerca de dois quilómetros do centro da cidade de Vizela, a 8 km do centro da cidade de Guimarães e a 5 km de um acesso à autoestrada A7 (Serzedelo-Guimarães) o que é muito bom e funcional. Sem esquecer que está inserido junto a uma área do concelho de Vizela onde predomina a indústria.
DDV – Existe mercado para este tipo de imóveis?
RUI CAMPELOS – O Concelho de Vizela, dada a sua pouca área geográfica (24 km²), não tem dimensão para uma aposta numa zona industrial de grandes dimensões para a instalação de grandes unidades fabris. Por isso, a Imobilasa apostou no mercado de pequenas empresas com pavilhões entre os 600 e 700 metros quadrados.
- Como tem sido a procura desses pavilhões?
- Tem sido enorme. Vizela é um dos concelhos mais apetecíveis de Portugal. Há muita gente a querer vir para cá viver e outros com vontade de instalar as suas empresas. A Imobilasa está atenta a esses dois desígnios e procura responder.
- Qual a dimensão deste investimento?
- Este investimento está dividido em três fases distintas.
- Quais?
- Uma primeira fase já pronta e já estamos a comercializar.
- Quantos pavilhões tem esta primeira fase e qual a dimensão dos mesmos?
- Esta fase conta com 17 pavilhões com áreas de 600 e 700 mts2 cada um.
- A segunda fase vai apresentar quantos pavilhões?
- A segunda fase contará com 24 pavilhões, a iniciar a construção logo que estejam reunidas condições para tal, e uma terceira fase, dividindo as instalações da própria.
- Esta antiga e grande fábrica o que poderá oferecer?
- A fábrica da Luzmonte em si própria dará lugar a 15 pavilhões com áreas diversas. No final, este Parque Industrial poderá ter 56 pavilhões, tornando-se no parque industrial do concelho de Vizela com o maior número de empresas.
DDV – De que forma é que as empresas se podem sentir atraídas por estarem inseridas neste parque industrial?
RC– Uma das principais vantagens de uma empresa se instalar num parque industrial, são as infraestruturas que esses espaços possuem com estacionamento e vias de acesso para grandes camiões, a sua localização que tal como esta, se encontra num posicionamento privilegiado, bem como a partilha de negócios e sinergias que podem surgir pela visibilidade que as empresas passam a ter pela proximidade umas das outras.
DDV – Vê então com boas perspetivas a conclusão de todo este investimento.
RUI CAMPELOS – Sem dúvida que sim. Todas as zonas industrias que conheço e que estão próximas desta como a de Serzedelo, S. Paio, junto à Baganheira entre outras, encontram-se totalmente ocupadas e com um bom dinamismo. Certamente que o Parque Industrial da Lusmonte não será exceção e fará com muitas empresas lá se instalem.
- Este Parque trará muitos postos de trabalho...
- Evidentemente que sim. Irá contribuir muito para a criação de emprego e crescimento do concelho de Vizela. Um objectivo que a Imobilasa pôs sempre em prática. ☆