Padre Constantino chegou a Vizela há 54 anos.

A missa desta manhã (10h30) em S. Miguel das Caldas ( hoje é dia de S. Miguel Arcanjo) teve um toque especial: cantaram se os parabéns ao padre Constantino Matos de Sá e o sacerdote não escondeu a sua emoção ao receber um ramo de flores e os agradecimentos pela sua entrega à comunidade vizelense desde que chegou a S. Miguel das Caldas em Outubro de 1970. E este poderá ser o último aniversário como pároco face às nomeações previstas.

Nesta terra o padre Constantino já recebeu todas as honras e homenagens.
A paroquiana e colaboradora Gorete Videira foi ao púlpito dirigir palavras de louvor "a um pároco que privilegiou sempre a defesa dos mais desfavorecidos".
Gorete Videira disse ao Digital de Vizela que proferiu palavras simples para um homem simples. 
Natural de Lousado Famalicão, o padre Padre Constantino Matos de Sá, pároco de S. Miguel das Caldas de Vizela, que faz 79 anos no próximo mês, teve também palavras de mérito do padre Cândido Magalhães que concelebrou a missa de hoje.

MEXIDAS PAROQUIAIS?
Apesar do padre Constantino ter referido hoje que o Padre Cândido será o seu sucessor na Paróquia de S. Miguel, este referiu que nada está decidido para já. O padre Cândido esclareceu que estão previstas alterações na Igreja de Vizela mas que compete exclusivamente ao Sr. Arcebispo D. José Cordeiro efetiva-las ou não. "Para já eu sou apenas um colaborador do Sr. Padre Constantino que teve um problema de saúde" - disse o sacerdote.
É voz corrente que as nomeações de D. José Cordeiro poderão colocar o padre Cândido à frente da Paróquia de S. Miguel por impossibilidade física do Padre Constantino, acumulando ainda as paróquias de Infias e Tagilde e o Santuário de S. Bento das Peras do qual é reitor. Nada é concreto de momento. 
A confirmarem-se os rumores que circulam, a paróquia de S. Paio de Vizela, atualmente curada pelo padre Cândido, poderá ficar adstrita a S. João das Caldas ficando as duas a cargo do padre José Marques Machado, atualmente pároco de S. João. 
Calcula-se que o Arcebispo de Braga esteja a amadurecer a decisão que vai tomar porquanto nem tudo parece ser tão simples quanto isso.


Partilhar