VIZELA REGRESSA AOS 3 PONTOS
O Vizela venceu o Leixões equipa que ainda não tinha perdido esta temporada.
Os vizelenses regressam às vitórias um mês depois, um resultado muito animador.
O jogo muito bem disputado e o Leixões sofreu um resultado amargo pois tudo fez para vencer a partida e criou boas condições para marcar mas Morro (1,95 cm) foi grande na baliza vizelense na sua estreia sendo o guarda-redes internacional espanhol de sub-19 e sub-21, considerado justamente o Homem do Jogo.
O Vizela, que despertou ao intervalo, também desperdiçou oportunidades no segundo tempo. As duas equipas enviaram remates à trave.
O jogo foi eletrizante, mormente na segunda parte, com o Vizela (contou apenas com um jogador português no onze inicial, no caso Anthony Correia e dois jogadores da época anterior, casos de Lebedenko e Busnic) a mostrar boa atitude que se espera ver repetida no resto do campeonato. Nesta partida a equipa de Rubén de la Barrera deixou de lado o jogo tic-a-tac e o passe sucessivo de bola para trás e incompreensíveis perdas de tempo (em alguns jogos com o resultado a decorrer desfavorável). Na rapidez da colocação da bola em jogo, fira da área, Morro chegou a isolar o extremo Prosper que teve nos pés o segundo golo antes uma saída precipitada de Daniel Figueira.
Não é preciso ser muito entendido para se perceber que o Vizela tem um bom plantel, bons jogadores, a questão passa por fazer uma boa equipa (importante salientar que saíram 16 jogadores do anterior plantel), coesa, lutadora, sem verniz e os resultados positivos, como se aferir nesta partida, acabarão por surgir embora o resultado pudesse ter pendido para qualquer um dos lados.
Com esta vitória o FC Vizela sobe da 15ª posição para a oitava.
No próximo compromisso joga em Lourosa para a Taça de Portugal.
...
Termina a partida [0-1]
90+3, duas alterações no Vizela a dois minutos do fim.
90, mais 5 minutos de jogo dados por Carlos Macedo.
89, nova oportunidade de golo do Vizela. Diogo Nascimento obriga Daniel a grande defesa. Bola ainda embateu na barra. Vizela melhorou muito depois do intervalo.
🟨 82, Busnic do Vizela vê cartão.
82, entram Vivaldo (estreia) e Diogo Nascimento no Vizela e saem Bastunov e Damien Loppy.
80, no Leixões entrou Mozino e saiu Régis.
80, jogo está vivo e resultado em aberto.
79, Prosper Obah apanha, mais uma vez, Dani Figueira mal posicionado e tenta o chapéu. A bola saiu perto da baliza, mas não foi suficiente. Esteve à vista o segundo golo.
77, FC Vizela: Entra: Natanael Ntolla e Sai: Uros Milovanovic autor do golo que vê cartão amarelo. Ntolla participa no seu 1º jogo na prova.
77, Leixões Entra: Fabinho Sai: Paulinho; Entra: Ibrahim Alhassan, Sai: André Simões; Entra: Ricardo Valenten Sai: André André
⚽️ 70, GOLO DO VIZELA, marca Milovanovic. Toque subtil na área. 0-1
[Vídeo do golo de Milovanovic]
🟨 68, primeiro cartão para jogadores do Vizela no caso Prosper Obah.
63, mais uma boa defesa de Morro. Fantástica exibição.
61, Rafael Martins remata à barra da baliza do Vizela.
🟨 61, cartão para André André do Leixões.
58, Morro volta a brilhar em grande defesa por extinto evitando o golo leixonense. Internacional espanhol é o melhor jogador em campo neste momento.
52, mais um ataque do Vizela. Está muito melhor a equipa vizelense.
50, bom arranque de Prosper Obah na direita, rematou cruzado ao lado. Em cinco minutos deste segundo tempo, o Vizela já atacou mais do que na primeira parte toda.
46, oportunidade flagrante para o Vizela marcar.
16h35 - Começa a segunda parte.
45, INTERVALO. Mais perigoso o Leixões, equipa que mais fez para anular o nulo no marcador na primeira parte o que só não foi conseguido graças a defesa monumental de Morro. O Vizela dispôs de um remate perigoso pelo médio Bastunov mas revelou falta de mais audácia no ataque.
40, Vizela tem guarda-redes!!! Que grande defesa de Morro a negar um golo feito a Rafael Martins. Leixões mais perigoso.
🟨 38, cartão para Paulinho de Leixões.
32, Simãozinho lançado por André Simões, chegou perto da linha de fundo e tentou um cruzamento. A bola acabou por sair em direção à baliza e obrigou a uma grande estirada de Morro (mede 1,95 cm).
35, Bastunov, após mau corte da defesa adversária, rematou de primeira e assustou Dani Figueira. Excelente defesa do guardião português
30, jogo fraco.
27, ataque e remate venenosos do Leixões. Defesa vizelense lenta a reagir a um contrato longo. Bola passou rente ao poste de Morro a remate de Regis.
25, dois ataques do Leixões mas em posição irregular pondo à prova guarda-redes do Vizela que se estreia hoje.
20, não há remates de parte a parte.
10, jogo no miolo. Equipas em fase de estudo.
8, primeiro canto do jogo para o Leixões. Morro soca para longe.
15h30 - Começa o jogo.
- Jota Gonçalves está castigado. Morro faz a sua estreia na baliza. Diogo Nascimento a suplente.
Seis alterações na equipa inicial do Vizela em relação ao jogo anterior com o Torreense.
Estreia dois guarda-redes do Leixões (Dani Figueira natural de Santa Eulália-Vizela) e Morro.
No Vizela jogam 10 estrangeiros na equipa inicial. Apenas Anthony Correia e portugues.
Muito público no estádio do Mar. Muito calor.
EQUIPAS
LEIXÕES: Daniel Figueira; Rafael Vieira; Paulo Alves, Rafael, Paulité, André André, Jean Filipe, Hugo Basto, Simão, Simões e Regis.
Treinador: Fangueiro.
VIZELA: Morro (estreia); Rhyner, Bastunov, Lebedenko, Jair Semedo, Busnic, Milovanovic, Anthony, Prosper Obah, Jójó e Damien Loppy.
Treinador: Rubén de la Barrera.
SUPLENTES: Ruberto, Heber, Tol, João Reis, Vivaldo, Ramos, Italo Henrique, Diogo Nascimento, Thio.
Árbitro: Carlos Macedo.
---
ANTEVISAO
Depois de quatro jornadas disputadas na II Liga com um saldo francamente negativo (três derrotas e uma vitória), o FC Vizela regressa este domingo (15h30) à competição com uma deslocação ao Estádio do Mar onde defrontará o Leixões equipa (do ex vitoriano André André que tem sido jogador).
Contrariamente ao Vizela, a equipa leixonense teve um início de campeonato soberbo e como tal esperam se muitas dificuldades para a formação comandada por Rúben de la Barrera.
Surpreendentemente, o Leixões (5⁰) coloca-se nesta altura dez lugares acima do Vizela (15⁰) na tabela classificativa.
O Leixões, caso vença esta tarde, alça o primeiro lugar da tabela classificativa o que é notável.
O Vizela necessita de um resultado positivo para relançar as esperanças de uma época ao nível das aspirações apontadas pelo presidente da SAD, Joaquim Ribeiro: a subida de divisão.
No mercado de inverno saíram uns e entraram outros jogadores. Com a recente paragem no campeonato o treinador Rubén de la Barrera dispôs de mais alguns dias de preparação da equipa sem a pressão da competição.
Falta saber o que resultou da entrada dos novos reforços e quanto pode retribuir de capacidade a sua entrada na equipa.
O sistema de jogo do Vizela - com o guarda-redes e defesa à espera que o adversário se aproxime da sua área, a jogar no limite, no fio da navalha, a perda de tempo na colocação da bola na frente com o resultado no vermelho, o passe de bola constante para trás (tipo rugby cujas regras impedem passar a bola para a frente) denota ser um futebol sem resultados práticos positivos.
Importante dizer que alguns comentadores dos jogos televisionados têm expressado não compreender este sistema de jogo do Vizela, portanto o modo-jogo não é crítica exclusiva dos adeptos. Nem podia ser. Talvez o sucesso do FC Vizela passe pela alteração do paradigma de jogo porquanto é inegável que ao nível individual a equipa tem jogadores para somar resultados superiores a três derrotas consecutivas em quatro jornadas...numa Liga de segunda.