Bento Marques uma grande referência para os bombeiros e amigo de Vizela


O comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães deixa este sábado ao fim de 20 anos o comando do Corpo Activo destes soldados da paz e passa ao Quadro de Honra.

Bento Rodrigues Marques, de 63 anos, assumiu o comando dos Bombeiros de Guimarães em Fevereiro de 2004, depois de ter sido admitido como aspirante em 15 de Maio de 1980. É Bombeiro há 45 anos.

ELOGIO DO COMANDANTE DE VIZELA 

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Vizela, Paulo Félix, que este sábado estará presente em Guimarães na despedida do comandante vimaranense,  disse ao Digital de Vizela que Bento Marques é uma grande referência dos Bombeiros a nível nacional: "É um homem e comandante fantástico. O seu exemplo altruísta de dedicação e prontidão em ajudar e ensinar é notável. Logo que eu tomei posse como comandante recebi dele o maior apoio. É um Bombeiro e amigo em toda a plenitude da palavra. Vai enriquecer o Quadro de Honra dos Bombeiros de Guimarães Corporação amiga". - acentua Paulo Félix. 

ELOGIO DE EX COMANDANTE 

Paulo Oliveira também lidou de muito perto com Bento Marques nos seus 5 anos de comandante da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela e de dois como 2⁰  Comandante 

"Guardo dele as maiores referências. Era um comandante sempre disponível e de uma acessibilidade enorme. Era muito afável. Sempre tivemos uma boa colaboração. Recordo que nos aniversários dos nossos Bombeiros o comandante Bento Marques tinha uma equipa de prevenção para o caso de ocorrer algo de grave nesta zona. Foi sempre muito prestável e amigo de Vizela. Desejo-lhe muitas felicidades" - diz Paulo Oliveira atualmente membro da Proteção Civil de Vizela. 


BENTO MARQUES , 

que faltou apenas uma vez ao aniversário dos Bombeiros de Vizela por motivos de força maior, foi gradualmente promovido. 

Primeiro como Bombeiro de 3.ª classe, em 1980, depois a Bombeiro de 2.ª classe, em 1984 e a Bombeiro de 1.ª classe, em 1994.

Em 1999, foi nomeado Adjunto do Comando. Em 2002, foi nomeado Segundo Comandante. No ano de 2003 desempenhou funções de Comandante Interino.

A 17 de fevereiro de 2004, foi nomeado Primeiro Comandante, cargo que abandona sábado, para ser «rendido» por Luís Andrade, actual Adjunto do Comando da Corporação.

A cerimónia de passagem de testemunho está marcada para as 17h30.



Partilhar