Tomas Contte ganha no empedrado de Fafe na fuga do dia.
Tomas Contte deu em Fafe a segunda vitória à Aviludo/Louletano/Loulé Concelho, também a segunda de um corredor argentino da equipa algarvia, concluindo com êxito uma fuga de quase 180 quilómetros e que chegou a ter mais de 12 minutos de vantagem na 85ª Volta a Portugal Continente em Bicicleta.
O corredor da equipa algarvia era um dos mais rápidos dos 27 corredores que integravam a fuga e soube guardar-se para atacar no momento certo, ganhando com grande à vontade.
Apesar da diferença de mais de 10 minutos, a camisola amarela não esteve em perigo, tendo Gonçalo Leaça (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car) sido o mais beneficiado da escapada passando do 27º lugar a 13’00” para o 11º lugar a 2’25”.
A história da etapa resume-se à fuga que começou ao quilómetro quatro e atingiu a máxima vantagem a 60 quilómetros de Fafe quando atingiu 12’02”, com o pelotão a controlar a diferença e com a ABTFBetão/Feirense a guardar o líder da 85ª Volta a Portugal Continente.
Os escapados tiveram a seu favor o facto das equipas cujos corredores lideram as classificações por pontos, camisola laranja GALP, e a montanha, camisola azul Carclasse, terem interesse que os integrantes da escapada fossem ganhando as metas volantes e as contagens de montanha e assim, reforçavam as suas lideranças.
Com a entrada nos derradeiros dez quilómetros houve alguns ataques na cabeça do grupo de fugitivos, mas sem sucesso para se conseguirem isolar, com a entrada nos derradeiros mil metros com o grupo compacto, com o argentino Tomas Contte a bater com grande à vontade toda a concorrência.
Enquanto na meta a equipa de Loulé festejava mais uma vitória, no pelotão o ritmo era de acalmia e algumas escaramuças não trouxeram nada de novo.
Só nos derradeiros metros Colin Stussi atacou, visando um corte e assim ganhar uns segundos a Afonso Eulálio, mas não o conseguiu.
Tudo em aberto para a Senhora da Graça, onde Eulálio e Stussi vão medir forças no sentido de saber quem fica em melhor posição para conquistar a “Portuguesa”, com o contrarrelógio a aparecer como o resumo de todas as decisões para os lugares do pódio.
Declarações
Tomas Contte (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho): “Entrei na fuga com o objetivo de ganhar as metas volantes para ajudar o German Tivani na conquista da classificação por pontos. Depois a vitória na etapa passou a ser a grande prioridade e conseguir mais um triunfo para a nossa equipa”.
Afonso Eulálio (ABTFBetão/Feirense): “Uma fuga que não criou problemas, porque esteve sempre controlada, apesar dos largos minutos que teve de vantagem. Amanhã vem a Senhora da Graça e é mais um dia”.
Classificações
Etapa
1º-Tomas Conte/ARG (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho)-4h24’05”,
2º-Andoni Lopez/ESP (Euskaltel/Euskadi) m.t., 3º- Rafael Reis/POR (Sabgal/Anicolor),
4º- Stephen Basset/USA (Project Echelon Racing) m.t.
5º-Luís Gomes/POR (GI Group Holding/Simoldes/Oliveirense) m.t.
Geral
1º-Afonso Eulálio/POR (ABTFBetão/Feirense)- 33h01’10”,
2º-Colin Stussi/SUI (Team Vorarlberg) a 21”, 3º-Mikel Biskarra/ESP (Euskaltel/Euskadi) a 55”,
4º-Diego Camargo/COL (Petrolike) a 1’24” e 5º-António Carlos/POR (ABTFBetão/Feirense) a 1’29”
Equipas: Euskaltel/Euskadi
Pontos: German Tivani/ARG (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho)
Montanha: Luis Angel Mate/ESP (Euskaltel/Euskadi)
Juventude: Jaume Guardeño/ESP (Caja Rural/Seguros RGA)
Etapa de Amanhã
9ª Etapa- Maia (12h35) - Mondim de Basto / Senhora da Graça (17h29) - 170,8 kms
SÍMBOLOS DE DISTINÇÃO da 85ª Volta a Portugal Continente
Classificação Geral Individual- Camisola Amarela Continente
Classificação por Pontos- Camisola Laranja Galp
Classificação da Montanha- Camisola Azul Carclasse
Classificação da Juventude- Camisola Branca Placard
“Prémio Melhor Português”- Jogos Santa Casa