(vídeos) Um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado esta madrugada pelas 5h11 ao largo de Sines em Setúbal , avançou o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA). Por Vizela também há relatos do tremor de terra ter sido sentido esta madrugada sem causar danos. Foi o maior de Portugal desde 1969.(vídeos do tremor de terra de hoje)
É uma “situação perfeitamente normal” e estamos agora numa “fase de monitorização”, explica o responsável.
Nas redes sociais há relatos de vários vizelenses que sentiram o abalo de terra. Alguns estavam a dormir e acordaram com a cama à tremer, os candeeiros e outros móveis. Houve quem pensasse no primeiro instante ter sido um acidente rodoviário.
A Proteção Civil disse à Lusa ter recebido relatos de que o sismo tinha sido sentido em toda a zona metropolitana de Lisboa, incluindo a capital, mas também no distrito de Setúbal. Não há registo de vítimas ou danos materiais.
O Presidente da República vai reunir com o Governo para analisar a situação.
O sismo foi sentido na zona de Lisboa, mas são vários os relatos, de diversas zonas do país incluindo Vizela a mais de 350 quilómetros do epicentro.
Este foi o abalo mais forte dos últimos tempos.
O sismo das 5:11 a 58 kms de Sines, no mar, a 10,7 kms de profundidade, foi o segundo mais violento no mundo nas últimas 24 horas, segundo o USGS: 5.4 de magnitude.
Maior magnitude, só o de Pangai, no Tonga, com duas réplicas de 6.1 e 6.9 no período de dois minutos.
Foi também o maior em Portugal desde 1969, que teve magnitude de 7.9.
Em 1969 os portugueses saíram para a rua pois também ocorreu de madrugada e na Praça da República em Vizela viram se pessoas de terço na mão a rezar.
O MAIOR FOI EM 1969
O Sismo de 1969 deu-se a 28 de Fevereiro de 1969 pelas 3h41 CET (2h41 GMT). Atingiu toda a região de Portugal, norte de Marrocos e parte de Espanha, sendo o último grande sismo a ocorrer em Portugal Continental, e o mais importante do século XX. O epicentro do sismo ocorreu a 36.01º N, 10.57º W, no Oceano Atlântico a sudoeste do Cabo de São Vicente, e a magnitude atribuída foi de 8 na escala Richter e VIII na escala de Mercalli. Este evento é interpretado como resultante da compressão interplaca (Africana e Euroasiática) que ocorre na região sudoeste ibérica.
Sismo de Portugal de 1969
Epicentro: Sudoeste de Sagres
Magnitude: 8,0 MW
Data: 28 de fevereiro de 1969
Zonas mais atingidas: Sul de Portugal e Região de Lisboa
Vítimas: 13
O sismo provocou alarme e pânico entre a população, cortes nas telecomunicações e no fornecimento de energia eléctrica. Em Espanha houve sete morte indiretas, por enfarte, e em Marrocos houve 11 mortos diretos. Registaram-se 13 vítimas mortais em Portugal Continental, 2 como consequência direta do sismo, e 11 indiretas. A maior intensidade (VIII) foi sentida no Algarve, sendo atribuída a Lisboa uma intensidade (VII).