O prémio Green Flag Award, é atribuído através de um programa de acreditação internacional que, em todo o mundo, reconhece e recompensa parques e espaços verdes pela sua gestão.O Jardim do Monte Latito e o Parque da Cidade renovaram o prémio alcançado no ano anterior tendo sido novamente galardoados com o prestigiado Green Flag Award (Prémio Bandeira Verde), como resultado de uma candidatura bem-sucedida do Município de Guimarães e do Laboratório da Paisagem.
O Júri internacional voltou a elogiar a gestão do Jardim do Monte Latito, em Guimarães, salientando a limpeza e cuidados verificados em todas a áreas deste espaço verde, reflexo de um trabalho diário e contínuo, que permite receber da melhor forma milhares de visitantes todos os anos.
Em relação ao Parque da Cidade, o júri internacional, voltou a destacar a ampla gama de áreas e equipamentos que os visitantes têm ao seu dispor e a gestão que é feita no Parque da Cidade, que conjuga ações de limpeza com medidas e projetos de conservação e fomento da biodiversidade.
Para a Vereadora do Ambiente do Município de Guimarães, Sofia Ferreira, “a renovação da atribuição da Green Flag Award nos dois espaços, reforça o contínuo compromisso do município com a sustentabilidade, a preservação ambiental, e a gestão de espaços verdes de qualidade para a comunidade”. Sofia Ferreira salienta, ainda “a excelência do trabalho de cooperação que permite envolver técnicos e investigadores na gestão destes espaços”.
O prémio Green Flag Award, é atribuído através de um programa de acreditação internacional que, em todo o mundo, reconhece e recompensa parques e espaços verdes pela sua gestão. Teve origem em Inglaterra em 1996, tendo já atribuído o galardão a mais de 2000 parques públicos, jardins e espaços verdes em 16 países.