Comboio Histórico do Douro com inesquecíveis viagens

 

(ddV fez a viagem dourada a convite da CP). Vídeo. 

Por muito que as palavras aqui lavradas queiram exprimir as emoções que emanam de uma viagem (ida e volta) Régua-Pinhão-Tua no Comboio Histórico do Douro


elas serão sempre poucas e talvez imprecisas pelo que é de todo aconselhável que os nossos imensos leitores, logo que lhes seja possível, embarquem neste comboio que em 2025 fará um século de atividade.

O comboio é a vapor, a locomotiva dispõe de uma enorme caldeira que bebe aos oito mil litros de água em grandes labaredas (os viajantes podem assistir ao abastecimento na estação do Pinhão ou no vídeo que aqui apresentamos) e os maquinistas, muito simpáticos e que usam nas palavras a paixão pelos comboios (apesar do calor da caldeira que atinge os 40 graus), que entrevistámos (vídeo), até se dispõe ao papel de cicerones explicando ao pormenor como se move o velho cavalo de ferro.


Na estação de embarque, a CP oferece os tradicionais rebuçados da Régua, doces regionais e um cálice do vinho do Porto produzido no Douro Vinhateiro que é vista permanente em toda a viagem de 36 km que o Comboio Histórico, locomotiva e cinco carruagens de 1925, calcorreia lado a lado com o brilhante e exuberante rio Douro. Não foi por acaso que este quadro de Deus foi justamente classificado Património Mundial da UNESCO.

O Digital de Vizela, a convite da Comboios de Portugal, foi dos órgãos de comunicação bafejados com uma viagem inesquecível e cujo sucesso levou a CP a aumentar este ano a circulação para 51 viagens, entre os meses de junho e até 27 de outubro (
às quartas-feiras, sábados, domingos e também no feriado de 15 de agosto) com saída às 15h30 da estação da Régua e chegada ao mesmo ponto de partida cerca de três horas depois.

                                             VÍDEO DDV

A acompanhar os 254 viajantes não falta música tradicional portuguesa ao vivo interpretada à boa maneira por músicos e cantadores trajados a rigor fazendo ecoar pelas janelas e varandins das seculares carruagens os sons que se misturam com o murmurar das águas do rio Douro e seus afluentes e o pouca-terra-pouca-terra da antiga composição...
As viagens têm sido um sucesso e é necessário fazer reserva pois esgotam os lugares com facilidade.

Para a CP, "
O Comboio Histórico do Douro, mais do que passageiros, transporta história, cultura e emoções, apostando no envolvimento da região, numa parceria com as Autarquias de Alijó, Carrazeda de Ansiães e Peso da Régua, que pretende valorizar este território, promover os produtos locais e enriquecer o serviço de turismo ferroviário, tornando as viagens ainda mais atrativas".
E é verdade que o consegue. Testemunhamos!
Mas o melhor mesmo é viajar para o sentir.

TÓPICOS
Horários: Ida - Partida da Régua às 15h30 e chegada ao Tua às 16h40 (com paragem no Pinhão);
Volta - Partida do Tua às 17h08 e chegada à Estação da Régua às 18h26 (com paragem no Pinhão).

Preços: 54 euros por adulto, 28 euros por criança e preços especiais para grupos;

Todas as informações podem ser consultadas em www.cp.pt.

---
O Digital de Vizela agradece a Fernanda Isabel da Silva Pinto, da CP, toda a disponibilidade demonstrada.












Partilhar