A Estância Turística da Penha, em Guimarães, acolhe na próxima quinta-feira (29 de agosto), pelas 15h19, uma meta de montanha de primeira categoria do 33.º Grande Prémio de Ciclismo JN competição de ciclismo profissional que está a ser disputada por 16 equipas.
Com a novidade da subida à Penha ser pelo lado de Infantas, a contagem de montanha da Penha poderá ser decisiva na definição dos vencedores finais do Grande Prémio JN, como referiu na apresentação da competição Nuno Lopes, diretor da prova organizada pela Global Notícias Media Group. “Temos duas etapas decisivas de montanha, com subidas muito duras, algumas delas em estreia, como é o caso da Penha, que vão selecionar os candidatos à vitória final”, explicou Nuno Lopes.
Antes de enfrentarem a estreante subida à Penha, os corredores partirão da rua Jaime Martins, pelas 12 horas, para efetuar um percurso de 136,7 quilómetros que terminará no mesmo local, pelas 15h46. Na abordagem final da etapa e antes da subida à Penha, o pelotão passará por Atães seguindo em direção à rotunda de Paçô Vieira (horário previsto: 15h10), descendo depois em direção a Felgueiras (N101) até Infantas. A etapa prosseguirá pela Rua Celestino Lobo (15h15), Rua do Montinho, Matamá, Rua de Camões, Rua de São Mamede e Penha - Edifício Santa Catarina, estando a meta de montanha de 1.ª categoria instalada junto ao restaurante Montanha, onde os corredores deverão chegar pelas 15h19. Para concluir a etapa o pelotão seguirá pelo largo do Hotel da Penha, Rua da Penha, Costa, Guimarães.
Com fortes tradições no ciclismo, a Estância Turística da Penha acolhe com regularidade diversos eventos velocipédicos, destacando-se a passagem e o final de etapas de competições de ciclismo de estrada (em 2023 foi palco do início e final de uma etapa do Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc) e provas internacionais e nacionais de BTT downhill. Para o próximo dia 13 de outubro está agendado o 14.º BTT DHI da Penha, competição que consagrará os vencedores do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION.
Na edição do ano passado do Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc, a etapa de Guimarães, depois da concentração do pelotão junto ao Hotel da Penha, teve partida simbólica assinalada em frente ao Santuário da Penha, um exemplar único da arquitetura religiosa de Marques da Silva que, dois dias depois, acolheu a 131.ª Peregrinação à Penha.