A Mesa da Comissão Política Concelhia e o Secretariado do PS de Guimarães foram ontem eleitos por grande maioria, em sessão solene no salão nobre da Sociedade Martins Sarmento.
Depois da posse dos membros da Comissão Política, que resultou da eleição do passado dia 6 de julho, vencida pela lista encabeçada por Ricardo Costa, o PS de Guimarães vê assim completado o processo de instalação dos seus órgãos locais, que o conduzirão até às eleições autárquicas de 2025, e para além disso.
A composição das listas valeu se dos votos da lista terceira classificada nas eleições sob a liderança de Vítor Oliveira que firmou um acordo tácito na hora da votação integrando dois elementos na estrutura.
Ricardo Costa venceu as eleições de 16 de Julho mas sem maioria absoluta pelos que os votos da lista de Vítor Oliveira, que elegeu três mandatos, foram o fiel da balança ante a lista segunda classificada de Paulo Lopes Silva.
A Mesa e o Secretariado do PS de Guimarães foram eleitos com ampla maioria dos votos dos membros da Comissão Política Concelhia, ampliando o resultado maioritário da lista encabeçada por Ricardo Costa no passado dia 6 de julho, dando corpo à intenção política de unir cada vez mais o partido, sem a exclusão de ninguém que se sinta motivado para os desafios políticos que se colocam pela frente ao PS de Guimarães, no distrito e no país.
A mesa da Comissão Política Concelhia ficou constituída por José Fernandes, a presidir, e Diana Silva e José Castro Antunes, a secretariarem. Por sua vez, o Secretariado da Comissão Política ficou constituído pelo próprio Ricardo Costa, que preside, e por Daniel Pinto, Elisabete Castro, Francisco Teixeira, Marta Gonçalves, Paulo Renato Faria, Raúl Rocha, Sérgio Silva, Sérgio Gonçalves, Gabriela Nunes e Zara Pontes, a que se juntarão as inerências dos líderes da Juventude Socialista, Sérgio Salazar e das Mulheres socialistas - Igualdade e Direitos, Adelaide Silva.
Na abertura dos trabalhos José Fernandes agradeceu aos militantes socialistas a lição de civismo e compromisso político do passado dia 6 de julho, em que quase três mil militantes se mobilizaram para votar no PS de Guimarães, sem quaisquer incidentes e com absoluta tranquilidade, a mostrar as razões pelas quais o PS é o maior partido de Guimarães.
Ricardo Costa, instalado definitivamente como líder do PS de Guimarães, com o mandato de conduzir o partido nas próxima eleições autárquicas, agradeceu aos militantes socialistas a confiança novamente confirmada, garantindo “tudo fazer para levar o partido até às autárquicas de 2025 em unidade, no respeito pela vontade dos socialistas, e com sentido de responsabilidade, criar as condições para continuarmos a justificar a confiança dos vimaranenses”. Apelando ao trabalho e à mobilização de todos, Ricardo Costa manifestou o seu “orgulho por ser presidente de um partido com tão grande empenho cívico, amor por Guimarães e vontade de trabalhar pelos interesses dos vimaranenses”.