Encontro em Vizela 50 anos depois da Guiné


(vídeo) Cinquenta anos depois, ex Combatentes da C.C.S BCAÇ. 4610/72, reuniram este sábado em Vizela. 

Depois de concentrados na Bica de água quente, o grupo, liderado pelos vizelenses Carlos Alberto Órfão e Ângelo Costa (ver vídeo) depôs um ramo de flores brancas no memorial aos soldados do concelho de Vizela tombados no Ultramar. 


Com a presença do capitão Oliveira, os ex militares, que tiveram também por acompanhante Júlio César Ferreira ex Combatente e director do Núcleo de Vizela da Liga de Combatentes, recordaram os tempos vividos na Guiné entre a vida e a morte entre o capim e a saudade. 

(VÍDEO)

Inevitavelmente foi recordada a fundação da povoação Nova Vizela, na Guiné, por despacho do general António de Spínola (cidadão honorário de Vizela antes da criação do concelho), onde para além de Carlos Alberto Órfão e Ângelo Costa esteve o furriel vizelense Cândido Caldas a quem coube o discurso e Humberto Ferreira já falecido. Cândido Caldas foi recentemente submetido a uma intervenção Cirúrgica pelo que esteve ausente deste convívio de hoje. 

A Nova Vizela está praticamente abandonada na ex colónia portuguesa embora recentemente o vizelense David Topete e alguns amigos tenham visitado o local onde levaram oferendas e operaram um furo de água para a população dispor de água potável. 

Como se pode ver na imagem, a Nova Vizela dispunha de um crachá militar alusivo que orgulhosamente os ex militares ainda ostentam. 

Carlos Alberto disse ao Digital de Vizela que estes convívios são muito importantes para os ex Combatentes e suas famílias e pede a todas as entidades que nunca esqueçam aqueles que heroicamente lutaram pela Pátria. 


O TEOR DA CONVOCATÓRIA 

VIZELA - 13 DE JULHO DE 2024 ENCONTRO/CONVÍVIO DA C.C.S. DO BAT. CAÇ.4610

Caros Amigos

Não sendo habitual a realização do encontro dos camaradas e amigos da C.C.S BCAÇ. 4610/72, C. CAÇ. 13, no mês de Julho, mas tendo em atenção que a chegada da nossa Companhia em 15 de Julho de 1974, fazendo assim 50 anos que voltamos a pisar solo Lusitano, depois de 25 meses na dura Guerra Colonial em terras da Guiné.

Assim, iremos realizar este convívio no dia 13 de Julho (que seria a data que deveríamos ter regressado, não fosse aquele adiamento que nos obrigou a permanecer mais dois longos dias no “chão” da Guiné) e que em nada irá afectar ou beliscar, o nosso salutar convívio anual.

O ponto de encontro será na Praça da República, pelas 10,30h.

Daí seguiremos até ao Jardim Manuel Faria (a escassos metros do ponto de encontro) onde junto ao memorial aos Mortos na Guerra do Ultramar ali colocado, iremos homenagear, não só os mortos ali perpetuados, mas todos aqueles que tombaram durante toda a Guerra Colonial


OBS: 

Porque é importante referir, não nos esqueçamos que estamos intimamente ligados à edificação da NOVA VIZELA, contribuindo para a construção daquele aldeamento, cuja inauguração aconteceu em 22 de Julho de 1973. 

O almoço será no Hotel Termas a poucos metros deste local.

Para chegar a Vizela e tomando o Porto como ponto de partida, a melhor forma é a seguinte:

Segues na A3 (Porto-Braga).Sensivelmente a meio do percurso (+- 20Km) sais na direção: Famalicão - Guimarães e de seguida Guimarães A7. Continuas por esta via durante mais alguns quilómetros e irás sair na direção Pevidem - Vizela. 

Após a portagem sais para a tua direita e entras na VIM até Vizela


Contactos: Carlos Alberto Órfão

Ângelo Ferreira da Costa

Um abraço 

Até Breve



Partilhar