A cinco dias do início da 85ª Volta a Portugal Continente, cuja “pedalada” de partida será dada em Águeda, com num Prólogo com 5,5 quilómetros pelas ruas da cidade, está encerrada a listagem de equipas que vão participar na prova, organizada pela Podium Events.
Estão presentes à partida 17 equipas, sendo 9 portuguesas, 5 espanholas, 1 austríaca, 1 mexicana e 1 americana, com um total de 119 corredores em sua representação, com particular destaque para o suíço Colin Stussi (Team Vorarlberg), vencedor da edição do ano passado, que vai envergar o dorsal 1 da “Portuguesa” de 2024.
As emoções e o incentivo aos campeões, vai ser vivido entre 24 de julho e 4 de agosto, de Águeda, Capital da Bicicleta, a Viseu, Cidade Europeia do Desporto 2024, renovando o dia de descanso na Guarda, tendo como objetivo a promoção da magia da festa do ciclismo, ao longo das estradas lusas, cruzando aldeias, vilas e cidades.
No total serão 119 corredores em representação de 17 equipas, 9 portuguesas, 5 espanholas, 1 austríaca, 1 mexicana e 1 americana, a saber:
UCI Pro Teams: Burgos/BH (ESP), Caja Rural/Seguros RGA (ESP), Equipa Kern Pharma (ESP) e Euskaltel/Euskadi (ESP).
13 UCI Continental Teams: ABTFBetão/ Feirense, AP Hotels & Resorts/ Tavira/ Farense, Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho, Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car, Efapel Cycling, GI Group Holding/ Simoldes/ Oliveirense, Rádio Popular/ Paredes/ Boavista, Sabgal/ Anicolor, Tavfer Ovos Matinados/ Mortágua, todas de Portugal (POR) e Illes Baleares/ Arabay Cycling (ESP), Petrolike (MEX), Project Echelon Racing (USA) e Team Vorarberg (AUT).
A 85ª Volta a Portugal Continente comporta 1539,5 quilómetros de percurso, divididos por 1 prólogo, 9 etapas em linha e 1 contrarrelógio individual, com 32 contagens de montanha: 1 de categoria Especial (Torre), 5 de 1ª categoria (duas em final de etapa no Observatório de Vila Nova/Miranda do Corvo e na Senhora da Graça/Mondim de Basto), 4 de 2ª categoria, 14 de 3ª categoria e 8 de 4ª categoria, com 27 metas volantes, três por etapa em linha, com bonificações.
A vila do Crato, marcando a passagem pelo Alentejo e Penedono, na sub-região do Douro, são as estreias desta edição. Mítica será a partida de Santarém, no reconhecimento e Homenagem ao Capitão Salgueiro Maia e aos Heróis do 25 de Abril, com uma chegada ao típico bairro lisboeta de Marvila.
Nos finais das etapas de Guarda, Bragança, Boticas e Paredes, haverá uma primeira passagem pela linha da meta, o que permitirá à caravana fazer o “reconhecimento” dessas chegadas.
Etapas decisivas ou marcantes da Volta: As chegadas ao Observatório de Vila Nova (1ª etapa), Torre (3ª etapa) Guarda (4ª etapa) e Senhora da Graça (9ª etapa) e o contrarrelógio final em Viseu, Cidade Europeia do Desporto 2024, são marcantes na discussão da Camisola Amarela Continente.
O Colin Stussi (Team Vorarlberg), vencedor da edição do ano passado, aspira a repetir o feito de Gustavo Veloso, em 2014 e 2015, o último corredor a vencer a Volta em dois anos consecutivos. Mas terá a concorrência diversos corredores das equipas portuguesas que querem voltar aos triunfos na Volta.
Declarações de Joaquim Gomes (Diretor da Organização):
“Olhar para a Volta é como olhar para um grande Jogo da Glória em que pode mudar todos os anos. O que muda este ano? Vai ser um início de Volta anormalmente exigente, onde na primeira semana os principais candidatos terão oportunidade de afirmar a candidatura à vitória na prova. Após o final da quarta etapa, na Guarda, só uma vintena de corredores estará em condições de poderem vencer a prova”.
Mais uma vez a Volta abre horizontes aos muitos amantes da bicicleta e do ciclismo de estrada, com o dia de descanso da “Portuguesa”, a cumprir da Guarda, em 29 de julho, com a 17ª Etapa a Volta Brisa/RTP, com 85 quilómetros, com partida às 10,00 horas.
SÍMBOLOS DE DISTINÇÃO da 85ª Volta a Portugal Continente
Classificação Geral Individual- Camisola Amarela Continente
Classificação por Pontos- Camisola Laranja Galp
Classificação da Montanha- Camisola Azul Carclasse
Classificação da Juventude- Camisola Branca Placard
“Prémio Melhor Português”- Jogos Santa Casa