Últimos adeus aos ex presidentes de Junta de S. Miguel e de Santa Eulália


Por ironia (e tristeza) do destino tiveram lugar hoje, 18 de Junho, os funerais dos ex presidentes de Junta de Freguesias de Santa Eulália e de S. Miguel das Caldas.

António Pinto Lopes (84 anos), foi presidente da Junta de Santa Eulália durante 27 anos, entre 1974-2001 e José Carlos Sousa (74 anos), foi presidente da Junta de S. Miguel das Caldas, cumpriu um mandato já depois de Vizela elevada a concelho após a presidência de Frederico Silva e antes do mandato de José Armando Branco atual presidente da União de Freguesias de S. João e S. Miguel das Caldas.

José Carlos Sousa desempenhava o cargo de vice-presidente e tesoureiro no atual executivo da União de Freguesias.
A urna de Pinto Lopes foi coberta com a bandeira da vila de Santa Eulália enquanto a de José Carlos Sousa levou a bandeira do Município de Vizela. 

Na lateral do altar da igreja de S. Miguel estavam expostas as bandeiras da União de Freguesias de Vizela, do Futebol Clube de Vizela,  da Sociedade Filarmónica Vizelense, da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Vizela e do Clube Turístico e Desportivo de Vizela, instituições das quais José Carlos foi dirigente.



Os presidentes das associações servidas por estes finados vizelenses e antigos e atuais autarcas, marcaram presença nas sentidas despedidas. Na igreja  de S. Miguel esteve também todo o Executivo da Câmara Municipal de Vizela, liderado por Victor Hugo Salgado, que marcou também presença no velório de Pinto Lopes por onde também passaram antigos e atuais autarcas de Lousada, município ao qual a freguesia eulalense esteve integrada até 1998.
A banda da Sociedade Filarmónica Vizelense, dirigida por José Manuel Marques, interpretou no exterior da igreja, no adro, a marcha Ordinário Fúnebre do compositor Vizelense, Joaquim Chicória e no interior as marchas Fúnebres Número Dois e Número Oito de autores desconhecidos.

Em Santa Eulália, na missa de corpo presente que decorreu na lotada igreja, o padre José Fonseca Lemos salientou a importância de Pinto Lopes no desenvolvimento da então freguesia (hoje vila) e das suas coletividades destacando a sua permanente disponibilidade em servir o próximo.
O cortejo com os restos mortais seguiu depois para o cemitério de Santa Eulália.

O corpo de José Carlos Sousa foi a cremar no crematório Central do Vale do Ave – Famalicão.


Em S. Miguel das Caldas, depois do padre Constantino ter salientado a vida e obra de José Carlos Sousa, "um homem sempre pronto a servir a comunidade", coube ao presidente da União de Freguesias, José Armando Branco, o elogio fúnebre ao seu vice-presidente e amigo de longa data que aqui transcrevemos (com a sua autorização) e que no final mereceu rasgado aplauso dos presentes na repleta igreja.

"Estamos aqui reunidos para a despedida de uma das mais importante personalidades das últimas oito décadas da vida associativa, cultural, ambiental e autárquica de Vizela.

José Carlos de Oliveira e Sousa leva um pouco de todos nós, porque ele fazia parte da vida de nós todos.

Com a sua partida, um manto de tristeza e sentimento de grande perda caiu sobre todo o Vale de Vizela desde o alto de S. Bento das Peras, coberto da natureza que o José  Carlos tanto defendia, até ao cristalino Rio Vizela pelo qual tanto zelava.

José Carlos era atualmente vice-presidente da União de Freguesias de S. Miguel e S. João das Caldas; era presidente da Assembleia do Clube Turístico e Desportivo de Vizela; era membro da direcção da Sociedade Filarmónica Vizelense, foi dirigente da Comissão de Festas de Vizela, do Futebol Clube de Vizela e da Associação de Dadores de Sangue; foi presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel das Caldas e um dos fundadores dos rotários...entre outras associações a que esteve sempre disponível a ajudar.
A sua vida esteve plenamente ligada a servir os outros e a comunidade vizelense sem regatear nada em troca.
Pessoalmente foi dos meus melhores amigos. Um homem que semeava a paz, que fomentava a amizade e a alegria sempre rodeado de muitos amigos ou da sua maravilhosa família.
Obrigado José Carlos por seres o Homem que foste para todos nós e para Vizela.  Foste um homem com H grande. Um coração de ouro. Um exemplo a seguir.
Jamais serás esquecido.
Obrigado em nome de Vizela e de todos nós.

Subirás ao céu onde serás  recebido por Deus com as bênçãos de S. Bento das Peras, padroeiro de Vizela e de Santo Huberto, padroeiro dos Caçadores, porque a tua maravilhosa vida terrena concede-te o mérito do Céu.
Um forte abraço de solidariedade para a tua esposa, filhos e restantes familiares que tanto amaram". JOSÉ ARMANDO BRANCO 

☆☆☆

Memória 

O último falecimento de um autarca Vizelense em  exercício ocorreu a 21 de Julho de 2012 com a prematura partida do vice-presidente da Câmara Municipal de Vizela, Alberto Machado também vítima de doença. 


Partilhar