No concelho de Vizela vota se nos locais habituais (escolas).
- Portugal elege 21 eurodeputados.
- Votantes na União Europeia, 350 milhões
- Com a desmaterialização dos cadernos eleitorais, os nomes dos mais de 10 milhões de eleitores recenseados em território nacional passam a estar em computadores.
- Concorrem às eleições um total de 17 partidos e coligações: a AD, PS, Chega, IL, BE, CDU, Livre, PAN, ADN, MAS, Ergue-te, Nova Direita, Volt Portugal, RIR, Nós Cidadãos, MPT e PTP.
- No dia 2 de junho de 2024 , decorreram as operações de voto antecipado em mobilidade no edifício sede do Município de Vizela, onde esteve em funcionamento uma secção de voto. O número total de eleitores inscritos para exercer o direito de voto em mobilidade foi de 429, dos quais exerceram efetivamente esse direito 390 eleitores oriundos de 9 distritos e 31 concelhos.
- Mais de 10 milhões de portugueses podem exercer o seu direito em qualquer mesa de voto do país, entre as 8h00 e as 19h00, e apenas precisam de mostrar um documento de identificação.
- Marcelo Rebelo de Sousa aponta que “não votar é perder por falta de comparência”.
- A novidade são os computadores que é uma forma de combater a abstenção, que em 2019 foi recorde.
- Nas últimas europeias, Portugal teve uma taxa de abstenção de 69,3%: a mais alta em atos eleitorais no país e a 5.ª mais alta em toda a União Europeia.
- Presidente da República deixou este sábado um apelo ao voto em dia de reflexão. Marcelo Rebelo de Sousa indicou que “não votar é perder por falta de comparência” e que o voto é uma “arma de liberdade e paz” para combater o panorama “mais grave” dos últimos 30 anos na Europa.