História
A farmácia foi fundada em 1904, por Francisco de Oliveira Pombeiro, natural de Vizela (proprietário da Farmácia Pombeiro, ainda existente no Porto) e Manoel António Esteves Campante (farmacêutico na mesma farmácia), sob a designação inicial de Farmácia Pombeiro (Filial).
A construção e inauguração de um edifício Termal em 1881 e a linha de caminho de ferro em 1883, trouxeram a Vizela um elevado fluxo de aquistas e seus familiares, que revolucionaram a economia vizelense, surgindo a necessidade de novas edificações e serviços que permitissem o acolhimento de tantos visitantes.
Neste contexto, Francisco de Oliveira Pombeiro pensou em criar uma filial em Vizela, escolhendo um edifício estrategicamente localizado perto do Hotel Sul Americano, do Casino Peninsular, do Café Madrid e da Estância Termal.
Manoel António Campante, que cursou Ciências Farmacêuticas na Escola Médico Cirúrgica do Porto, em 1901, aceitou o convite de Francisco de Oliveira Pombeiro para assumir a Direção Técnica da nova Farmácia Pombeiro, em Vizela.
Alguns anos mais tarde, durante a 1ª Guerra Mundial, Manoel António comprou a quota de seu sócio, passando o estabelecimento a designar-se “Farmácia Campante”.
A atividade farmacêutica evoluiu muito desde 1904. No início, quase todos os medicamentos eram preparados no próprio estabelecimento, a partir de substâncias de origem vegetal, animal, mineral e produtos químicos simples, para serem dispensados ao utente. Os médicos indicavam quais os componentes a serem utilizados e o farmacêutico procedia à sua manipulação.
Em Vizela, até ao final dos anos 40, os curativos também eram feitos nas farmácias. Depois, surgiram as especialidades farmacêuticas patenteadas, resultado da investigação científica e produzidas em larga escala. A farmácia passou assim de uma fase artesanal para um serviço de dispensa de medicamentos altamente sofisticado, envolvendo meios informáticos, efetuando alguns tipos de análises clínicas, e prestando aconselhamento não só aos doentes, como também promovendo a manutenção da saúde.
Ao longo dos anos, a Farmácia Campante, para além do usual serviço de atendimento ao utente, tem promovido diversas ações de utilidade para a comunidade, tais como: ações de formação no domínio da Saúde; através de cursos gratuitos sobre Nutrição e Dietética; Gravidez e Puericultura; colaboração com escolas na apresentação de matérias curriculares; visitas de estudo; concursos temáticos e culturais, entre outras.
A farmácia conta com instalações modernas e um património considerável, mantendo a memória e tradições farmacêuticas do passado, assim como mobiliário, instrumentos e livros antigos que foram sendo conservados ao longo das 4 gerações de proprietários, pertencentes à mesma Família.