Congresso Eucarístico a decorrer em Braga com peregrinação ao Sameiro


De acordo com a organização estão inscritas 1380 pessoas no V CEN, com representação de todas as dioceses de Portugal, e nele vão marcar presença quatro cardeais e 30 bispos, sendo esperadas dezenas de milhares de pessoas na Eucaristia de encerramento, no Santuário do Sameiro.

Na saudação inicial da Missa do Corpo de Deus, D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, disse que este acontecimento eclesial “terá a sua expressão ainda mais visível naquilo que traduz o partilhar o Pão, o amor e a pura esperança”, reconhecendo nos outros “irmãos e irmãs, em Cristo Jesus”.

O arcebispo primaz saudou todos os participantes e peregrinos que acorrem a Braga, nestes dias, sejando que “a Eucaristia continue a ser a fonte e o centro de toda a vida da Igreja”.

D. José Cordeiro recordou a inauguração da exposição ‘Pão vivo do Céu – Alimento dos Homens’, no Museu Pio XII,  mostrando peças que representam as três metrópoles – Braga, Lisboa e Évora.

Ao longo de três dias, a quinta edição do CEN conta com conferências, um painel com diversos testemunhos de movimentos eucarísticos, workshops sobre diversos temas, celebrações eucarísticas, Laudes e Vésperas, oração do Terço e ainda uma peregrinação a pé ao Sameiro.


O Papa Francisco enviou uma mensagem a propósito do V Congresso Eucarístico Nacional, desejando que seja um “passo em frente na vida da Igreja”.

O cardeal português José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, é o “enviado especial” de Francisco ao encontro.

A primeira edição do Congresso Eucarístico Nacional decorreu em 1924, em Braga, local que acolheu os dois encontros seguintes em 1974, no 50º aniversário do primeiro, e 1999, na preparação do Grande Jubileu do ano 2000; em 2016, realizou-se o IV CEN, em Fátima, no âmbito do Jubileu da Misericórdia e do Centenário das Aparições marianas na Cova da Iria.

Partilhar