Em três jogos no Brasil à frente equipa do Vasco da Gama, o treinador que ascendeu o FC Vizela do Campeonato de Portugal à I Liga, somou apenas um ponto e a torcida do Vasco não lhe perdoa.
O clube orientado por Pacheco é 15⁰ classificado no Brasileirão tendo somado apenas sete pontos em nove jogos.
Sob o comando de Álvaro Pacheco o Vasco somou o terceiro jogo sem vencer, após em empate (0-0) na última partida diante do Cruzeiro.
No primeiro jogo no Brasil, o treinador português que saiu do Vitória SC com alguma turbulência, viu a sua equipa a ser goleada em casa pelo Flamengo por 1-6. Depois foi perder novamente a casa do Palmeiras (2-0).
O jornal português Record escreve que "Na fúria que soprou das bancadas, as reações de alguns adeptos foram duras para o técnico português, insultado e vaiado, chamado até de “burro” e "filho da p...".
Pacheco referiu à Imprensa que qualquer treinador tem sempre as “malas prontas”, embora sublinhando vontade de “morrer pelos interesses do Vasco”. “Não tenho uma varinha mágica para chegar e colocar a equipa a jogar como quero. Os indicadores é que há evolução, dedicação, capacidade de envolvimento, há sinais que me agradam sobre o futuro. Vamos chegar ao patamar que acredito ser possível, mas é passo a passo”, disse citado pelo Record.