Novo pároco, à frente do Centro Social local, é visado nas tarjas negras.
Na manhã deste sábado, a freguesia de Nespereira (Guimarães) «acordou» com tarjas onde se liam críticas à forma como a nova direcção daquele Centro tem gerido a instituição.
"Fora com esta direcção está a destruir a nossa instituição", "Contra despedimentos - dois meses - novo padre = a mais de 20 despedimentos", "Abaixo a ganância - IPSS é solidariedade social", "Não dou lucro, não tenho lugar" e "Contra o encerramento de salas do infantário", são as palavras de ordem que se podiam ler em tarjas afixadas em vários locais da freguesias.
Em todas as mensagens, o denominador comum é a crítica à gestão que a nova direcção presidida pelo novo Pároco, Francisco Xavier, está a implementar no Centro Social desde que assumiu a paroquialidade de Nespereira em substituição do padre Américo Ribeiro.
O Centro Social de Nespereira foi fundado em 1984, tendo várias respostas sociais, nomeadamente berçário, creche e pré-escolar. Tem ainda uma Unidade de Cuidados Continuados e um serviço de apoio domiciliário sete dias por semana.
Até ao momento não foi possível obter a reacção do Presidente da Direcção do Centro Social de Nespereira.
Texto Grupo Santiago