Rectificação e resposta à notícia "Padre obriga crianças a colocarem-se de joelhos em cima das mãos"


Do Sr. Padre Francisco Xavier, pároco de Santa Eulália de Nespereira, recebemos o seguinte Direito de Resposta, a propósito de transcrição de notícia do Jornal de Notícias de 20 de Maio de 2024.


Não foi aplicado às crianças o castigo descrito na notícia dada pelo Jornal de Notícias de 20.05.2024.

1. Desde que o pároco Francisco Xavier assumiu funções, em 04.02.2024, nunca foram aplicados castigos às crianças que frequentam a catequese na Paróquia de Sta. Eulália de Nespereira.

2. Não foi aplicado às crianças o castigo descrito na notícia dada pelo Jornal de Notícias de 20.05.2024, segundo a qual, a título de castigo, "as crianças foram colocadas de joelhos em cima das mãos na aula de catequese no sábado".

3. Ao iniciar funções, o Pe Francisco Xavier deu orientação para que as crianças fossem incentivadas a participar na eucaristia dominical, a qual é a verdadeira catequese, e nas diversas atividades pastorais. Expressou disponibilidade para acompanhar de perto a atividade da catequese, o que efetivamente acontece. Aparte isto, o sacerdote não participa diretamente nas atividades de catequese. 

4. Para o Pe. Francisco Xavier, os castigos, sejam de que tipo for, são incompatíveis com a própria essência da catequese, cuja finalidade principal é a de formar na fé, no amor cristão e na tolerância.

5. Nenhum pai das crianças da catequese tentou contactar o pároco, entre os dias 18 e 20 de maio de 2024, a propósito de qualquer incidente ocorrido na catequese. O pároco está permanentemente disponível para os paroquianos, pelo que, se este contacto tivesse sido tentado, o pároco teria recebido e ouvido os pais.

6. O pároco não "confiou a celebração da eucaristia num outro padre ", para evitar o contacto com os pais, ao contrário do que é sugerido na notícia objeto da presente resposta. O pároco não presidiu à eucaristia porque, nesse mesmo dia, decorriam as festividades de N Sra de Fátima em S. Cipriano de Tabuadelo. À mesma hora a que decorria a eucaristia em Nespereira, decorria também a eucaristia festiva nessa outra comunidade, confiada ao mesmo sacerdote.

Assina: Pe. Francisco Xavier, 

Paróquia de Santa Eulália de Nespereira

Partilhar