Expresso, Blitz e SIC destacam Passadiços de Vizela


Escreve o Expresso: "Desde a inauguração oficial, a 16 de março, os Passadiços de Vizela têm vindo a atrair cada vez mais visitantes, principalmente ao fim de semana. Várias entidades estão organizar passeios de descoberta e o novo equipamento já ganhou o estatuto de atração turística na região do Minho. O município, que faz fronteira com o concelho de Guimarães, desenvolveu o novo equipamento no âmbito da requalificação das margens do rio Vizela, do “ponto de vista da natureza ambiental, desportiva e lúdica”, apostando também no “desenvolvimento sustentado do turismo do concelho”.

Com cerca de 6 km de extensão, os Passadiços de Vizela são um percurso linear, com nível de dificuldade baixo e desníveis poucos acentuados, e várias áreas de descanso e contemplação. Sem pressas, é possível percorrer todo o caminho, com zonas rurais, florestais e urbanas, em cerca de duas horas. Destacam-se, além de seis pontes e quatro travessias sobre o rio, a cascata de Rompecias ou de Santa Eulália, mas também conhecida como Quedas de Água de Requeixos. O percurso tem início junto à Ponte Romana, na área urbana de Maquias, e continua por debaixo da Ponte D. Luís I, em direção ao Parque das Termas e à Marginal Ribeirinha, espaço de lazer situado na margem esquerda do rio Vizela, que integra uma ecovia e uma ciclovia. Na margem contrária, o Parque das Termas, que ocupa 7,5 hectares é considerado o “pulmão” de Vizela, devido à vasta vegetação. Segundo a autarquia é “propício à realização de todo o tipo de atividades ao ar livre”, com circuito de manutenção, campo de ténis, parque infantil, apoio de bar e restaurante e ainda acesso a campo de minigolfe e “Petergolfe”.


Na confluência da Ribeira de Sá com o rio Vizela, os novos passadiços seguem para sul, pela margem do regato, e entram na freguesia de Santa Eulália. Aqui, encontra-se um dos maiores pontos de atração dos Passadiços de Vizela: a bonita cascata de Rompecias, também conhecida como Quedas de Água de Requeixos. Para quem preferir visitar apenas este local, sem ter de percorrer todo o equipamento e voltar para trás, pode estacionar em Enfistela, e depois caminhar apenas 1,2 km pelo passadiço


Segundo o município, com o novo equipamento, foi aumentando o número de travessias do rio Vizela, destacando-se “a Ponte da Aliança, seis pontes e quatro travessias nos Passadiços de Vizela e, dentro em breve, a substituição da ponte existente no Parque das Termas e a colocação de uma nova travessia pedonal entre Tagilde e Regilde (Ponte do Moleiro), em parceria com Câmara Municipal de Felgueiras”.

O projeto dos Passadiços de Vizela, que recentemente foi dotado de casas de banhos espelhadas, vai contar com diversos equipamentos de apoio, ainda em desenvolvimento, como um parque de merendas em Santa Eulália. Refira-se ainda que os Passadiços de Vizela dispõem de iluminação led ao longo de todo o percurso, convidando também a caminhadas noturnas.

Partilhar