As próximas eleições da Concelhia de Guimarães do Partido Socialista (a maior do distrito de Braga e uma das maiores do País com mais de 5 mil militantes) vão contar com três candidatos: Vítor Oliveira ex chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães (na foto com Ana Catarina Mendes), Ricardo Costa (atual presidente e deputado da AR) e Paulo Lopes Silva (vereador).
O candidato à Comissão Política de Guimarães do PS, Vítor Oliveira, encontrou-se esta segunda-feira com Ana Catarina Mendes.
O encontro ocorreu durante a visita da candidata socialista ao Parlamento Europeu às obra do Metro em Vila Nova de Gaia e ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos.
Em comunicado, a candidatura de Vítor Oliveira refere que Ana Catarina Mendes admitiu deslocar-se a Guimarães no âmbito da campanha eleitoral para as europeias.
“Vamos entrar agora no período da campanha eleitoral e o apelo ao voto tem de ser sistemático. Fico muito agradecida por ter estado hoje aqui e pelo interesse demonstrado neste acto eleitoral de extrema importância”, referiu a ex-ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares que salientou ainda a importância da união para "a vitória do PS nas próximas eleições europeias". Já Vítor Oliveira lembra que "a democracia não deve ser considerada como um dado adquirido. É determinante estar com as nossas pessoas, pois estamos mais unidos na democracia europeia do que pensamos. É fundamental relembrar o que, afinal, nos une”.
☆☆☆
Paulo Lopes Silva defende uma campanha sobre ideias centrada no coletivo
Paulo Lopes Silva e Adelaide Silva enfatizaram a necessidade de ouvir os militantes e simpatizantes socialistas, em diálogo aberto e inclusivo, para fortalecer o partido e responder às reais preocupações da comunidade, rejeitando discutir pessoas
Paulo Lopes Silva defende uma campanha sobre ideias centrada no coletivo
Após percorrer mais de 200 km, terminou esta sexta-feira mais uma ronda de auscultação que incluiu visitas ao CSIF Solidave, na Junta de Freguesia de Longos, e ao CSIF Comunidade Solidária, na Sala do Tempo da Junta de Freguesia de Creixomil. Durante estas sessões, Paulo Lopes Silva e Adelaide Silva apresentaram os seus projetos políticos e as suas ideias, procurando aproximar-se dos militantes e simpatizantes socialistas que têm o poder de mudar o rumo do PS Guimarães.
Paulo Lopes Silva destacou o seu compromisso de, "após vencer as eleições", trabalhar de forma "estreita e muito próxima com a Juventude Socialista e as Mulheres Socialistas", respeitando sempre a autonomia destas estruturas. Ele salientou que "temos um grande orgulho no legado socialista", que tem merecido a confiança dos vimaranenses. Por isso, considera que "convencer o eleitorado da mudança quando somos poder é confundir os eleitores".
"Nós acreditamos no PS. Os vimaranenses acreditam no PS. Temos que abrir o PS aos seus militantes e à sociedade", afirmou o candidato à Presidência da Concelhia do Partido Socialista, sublinhando a importância de "abrir as portas da sede" do partido para se aproximar das pessoas, ouvir as suas preocupações e, acima de tudo, "agir em cima dessas preocupações".
Enfatizando a importância das ideias no debate político e defendendo o voto livre e individual, Paulo Lopes Silva traz para o terreno uma campanha baseada em ideias, propondo uma "afirmação positiva", centrada no coletivo e afastando-se da ambição individual. "Queremos uma campanha sobre ideias, não sobre pessoas", reforçou, assegurando que nunca será candidato por outro partido nem como independente: "Somos do PS hoje e assim seremos até ao fim".
Adelaide Silva, por sua vez, defendeu que cada estrutura do partido deve ter o seu próprio programa político, comprometendo-se a apresentar e executar um programa dirigido a todas as mulheres socialistas do concelho. Durante as duas semanas de campanha eleitoral, a sua candidatura estará focada nas eleições europeias e colaborará de perto com o PS na campanha.
Com estas mensagens, Paulo Lopes Silva e Adelaide Silva reafirmaram a sua intenção de conduzir uma campanha centrada nas ideias, com o objetivo de fortalecer o PS e promover uma ligação mais estreita entre o partido e a sociedade.
O périplo continua esta segunda-feira pela CSIF Vale de S. Torcato, com uma sessão a realizar-se na Junta de Freguesia de Castelões às 21:00.