Zeca Afonso, autor de Grândola Vila Morena, hino do 25 de abril, iria atuar em Vizela numa iniciativa do Sindicato de Vestuário do Distrito de Braga, um espetáculo apresentado aos trabalhadores vizelenses.
Motivos de saúde afastaram Zeca Afonso dessa primeira e única vinda a Vizela. Nunca mais houve outro agendamento. Zeca faleceu oito anos depois, por doença prolongada, a 23 de Fevereiro em 1987 com 58 anos.
Vitorinho Salomé |
A ausência de Zeca Afonso foi colmatada, se é que se pode dizer assim, por Vitorino, intérprete de Menina Estás à Janela.
O teatro Grupo Construção também participou no espetáculo. A iniciativa foi também dirigida aos filhos dos trabalhadores da Casa do Povo instituição que na data era dirigida por José Ribeiro, presidente duma Comissão Administrativa.
Em 1979, cinco anos depois, do 25 de abril de 1974, os cantores de intervenção atuavam gratuitamente em casas do povo, cooperativas, associações culturais, comícios pela reforma agrária, etc.
O atual presidente, Júlio César Ferreira, salienta que a Casa do Povo sempre foi um espaço aberto ao povo e a todos até aos dias de hoje.