Pinto da Costa, candidato da Lista A às eleições do Futebol Clube do Porto agendadas para este sábado, chegou a Vizela por volta das 22h40 (o jantar, oferecido pela Direção de Campanha a todos os presentes começou a ser servido às 23h30) tendo sido recebido com cânticos de apoio na Casa do Park de Vizela.
A Câmara Municipal de Vizela esteve representada pela vice presidente Agostinha Freitas e pela vereadora Anabela Oliveira.
Victor Hugo Salgado esteve ausente devido a compromissos do Conselho Nacional do Partido Socialista em Lisboa.
Ao primeiro minuto do dia 23 de Abril cantou-se em Vizela os parabéns a Pinto da Costa pelos 42 anos passados sobre a sua primeira eleição para presidente do FCP em 23 Abril de 1982.
À chegada, Pinto da Costa falou à comunicação social sobre diversos assuntos da campanha (ver vídeo) e à Rádio Vizela, que chamou para o seu lado, disse que estava em Vizela com muito orgulho onde foi sempre muito bem recebido mesmo quando não tinha rivais nas eleições.
Vítor Baía, Carlos Magno, António Oliveira, João Koehler e Bernardino Barros acompanharam o presidente entre outros notáveis do FC Porto e da lista candidata.
Depois de ter falado à comunicação social na entrada para a Casa do Park os jornalistas foram informados pela assessora de imprensa que durante o jantar a intervenção de Pinto da Costa seria apenas para consumo interno, ou seja, apenas para quem estava presente.
Devido ao adiantado da hora (Pinto da Costa saiu de Vizela perto das 2 horas e às 8 já tinha de estar noutro compromisso neste dia em que celebra 42 anos de presidente) não houve perguntas dos adeptos e António Oliveira e Vítor Baía não intervieram como tem sido habitual.
O presidente do FCP é candidato a um novo mandato historiou sobre a sua vida ligada ao Clube "o meu filho primogénito" e enviou algumas farpas, como já fizeram à entrada, a "Luís André" e a Zubizarreta.
Ausente no estrangeiro, Rui Campelos, filho do saudoso secretário geral do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela, Manuel da Costa Campelos fez chegar a Jorge Nuno Pinto da Costa, uma mensagem escrita de agradecimento pelo carinho que o Presidente do Futebol Clube do Porto teve pela luta do concelho de Vizela e pelo seu pai, missiva que foi entregue por Manuel Marques no final do encontro.
Pinto da Costa referiu ao organizador deste encontro Bruno Martins que em breve passará novamente por Vizela onde quer ter um novo encontro com sócios, adeptos e simpatizantes do FCP.
Em Março o candidato da Lista B André Vilas-Boas também esteve em campanha em Vizela.
AS MAIORES ELEIÇÕES DE SEMPRE
Os azuis e brancos vão às urnas este sábado, entre as 9h00 e as 20h00. O ato eleitoral acontece um dia antes do jogo da 31ª jornada da I Liga, no qual o FC Porto e o Sporting se vão defrontar.
As eleições vão realizar-se no Estádio do Dragão, e não no Dragão Arena, como aconteceu há quatro anos. A mudança de local deve-se ao facto de ser esperada uma grande afluência às urnas de voto.
São conhecidos três candidatos à liderança do FC Porto: Jorge Nuno Pinto da Costa, que está à frente do clube azul e branco há 42 anos e é o dirigente com mais títulos do futebol mundial; André Villas-Boas, de 46 anos, ex-treinador da equipa principal dos dragões, e o empresário Nuno Lobo, que perdeu as eleições em 2020.