A Juventude Socialista de Vizela, liderada por Dani Pinto, realizou ontem o jantar comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no Hotel Termas e que contou com a presença de 65 pessoas.
O jantar foi marcado por vários momentos, tendo-se cantando ao longo do mesmo vários temas de 'abril', destacando-se a “Grândola Vila Morena” do incontornável Zeca Afonso.
Perto do fim do jantar, tomou a palavra o Presidente da Concelhia do Partido Socialista de Vizela (e presidente da Câmara Municipal), dizendo foi o 25 de Abril que permitiu que Vizela fosse concelho e que só assim foi possível entrar numa espiral de desenvolvimento, destacando os últimos seis anos e as 100 obras realizadas.
Victor Hugo Salgado afirmou ainda que a revolução de 1974 diz muito ao povo de Vizela que na década de 1980 e 1990 também fez a sua própria revolução.
Dani Pinto, presidente da Juventude Socialista de Vizela, defendeu que a revolução de 1974 se parte em dois momentos: na parte física/militar realizada pelo MFA e que só assim foi possível realizar a revolução; e na parte cultural feita por artistas como Zeca Afonso, José Mário Branco, Ary dos Santos, Natália Correira, entre outros.
"Foi através do fomento de ideias revolucionárias implícitas nas canções e poemas que se foi conquistando o povo, para que no dia 25 de abril, o povo e o MFA fizessem a revolução juntos" - disse o líder da JS.
Ficou ainda a promessa que tudo será feito para que em 2026 se volte a realizar um jantar alusivo ao 25 de abril.