Abriu exposição Nova Vizela em memória de Manuel Campelos


A Câmara Municipal de Vizela inaugurou esta tarde a exposição fotográfica NOVA VIZELA no âmbito das comemorações do Centenário de nascimento de Manuel da Costa Campelos, cidadão honorário que ao longo de mais de quatro décadas liderou o Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela. 

Em representação de seu pai e da família, Rui Campelos agradeceu à Autarquia liderada por Victor Hugo Salgado mais esta iniciativa que visa enriquecer as comemorações centenárias salientando o quanto é importante preservar a história do concelho. 



Essas também foram as opiniões expressas pelos presidentes da Assembleia e da Câmara, Fernando Carvalho e Victor Hugo Salgado, respectivamente no uso da palavra (ver este vídeo).

A exposição está patente no átrio do auditório municipal Francisco Ferreira. 


HISTÓRIA 


A Vila Nova Vizela ficava situada num pequeno desvio a poucos quilómetros de Bissorá, na estrada Bis- sorá-Mansoa e foi inaugurada a 22 de Julho de 1973, aquando da inauguração da referida es- trada entre Bissorá e Mansoa, pelo então Min- istro do Ultramar, Prof. Silva Cunha, satisfazen- do um pedido anteriormente feito pelos rep- resentantes das freguesias de Vizela, para criação, a exemplo de outras cidades, de uma vila com o nome de Nova Vizela, a que o Gov- ernador da Guiné, respondeu em Março de 1972, numa missiva muito simpática e ani- madora que, logo que se edificasse uma vila com a dignidade merecedora de tal nome, a pretensão seria satisfeita, razão porque mais tarde e como agradecimento pelo apoio à causa de Vizela, foi o General António Se- bastião Ribeiro de Spínola, considerado ci- dadão honorário de Vizela, conforme podem- os ver numa noticia do extinto Noticias de Vizela, na sua primeira página, em 15 de Abril de 1972.


A criação deste novo aldeamento esteve a cargo da Companhia de Caçadores 13 e do Batalhão Caçadores 4610/72, do qual faziam parte entre outros os Vizelenses Cândido Caldas, Ângelo Costa, Humberto Ferreira e Carlos órfão. O discurso de inauguração foi proferido pelo Furriel Miliciano Cândido Caldas, num dia de grande festa, onde muitos vizelenses estiveram presentes a convite do Comandante-Chefe.










Partilhar