Boletins de voto das próximas eleições

No próximo domingo dia 10 de Março os portugueses voltam às urnas para votarem nas Eleições Legislativas. 

A Comissão Nacional de Eleições publicou na sua página a ordem em que os partidos (siglas e símbolo), forças políticas ou coligações, concorrentes surgirão nos boletins de voto sendo diferentes, na maioria dos casos, de distrito para distrito. 

Vejamos como será no distrito de Braga, ao qual Vizela pertence, e nos mais próximos como Porto e Viana do Castelo. Consulte todos aqui



PROIBIDO EXIBIR BOLETIM 
Em Eleições anteriores alguns eleitores terão usado as redes sociais para, em dia de eleições, publicarem fotos do seu boletim de voto já com a cruz assinalada.
O que diz a lei sobre isso?
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) esclarece que o Artigo 342º do Código Penal se refere somente "à denúncia do sentido de voto de outrem" e não à exposição do próprio voto, como ocorreu na situação em análise.  A lei define que é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias quem "tomar conhecimento ou der a outra pessoa conhecimento de voto de um eleitor".

Ainda assim, a CNE indicou que é proibido publicar imagens do boletim de voto preenchido, ainda que da própria pessoa, seja na véspera ou no dia para o qual a eleição está marcada.

Mais de 10,8 milhões de portugueses são chamados a votar na escolha de 230 deputados à Assembleia da República.
A estas eleições concorrem 18 forças políticas, 15 partidos e três coligações.
O voto antecipado é votado hoje.

Mais de 200.000 eleitores podem votar já hoje. Marcelo é um deles
Presidente da República decidiu votar antecipadamente por se sentir esclarecido relativamente às propostas dos candidatos e por considerar que é um estímulo contra a abstenção.

Partilhar