Carta enviada ao Digital de Vizela por António Moniz, antigo deputado da Assembleia da República do Partido Popular Monárquico a quem coube a apresentação do primeiro projecto de elevação de Vizela a Concelho.
"No dia 19 de Março, dia do aniversário da criação do Concelho de Vizela, foi homenageado o meu grande amigo e pedra fundamental no processo da criação do Município, o ilustre Vizelense, Sr. Carlos Teixeira do MRCV. Ele e os Filhos, Silvino e António Carlos Teixeira, tiveram papel importante no desencadear da evolução do projecto apresentado para a criação do Concelho, ancestral aspiração da Colectividade Vizelense.
Como não fui convidado e apenas estive em espírito na cerimónia de homenagem que justamente lhe foi prestada, atrevo-me a falar na simpática figura homenageada. Nunca me esqueci da sua valentia e do espírito de serviço que Ele e os seus corajosos Filhos mostraram. A epopeia da Restauração do Concelho de Vizela muito deve à gente simples da região, como a sua pessoa, às suas qualidades e valores pessoais, que despindo-se das suas próprias ideias POLÍTICAS, TUDO SACRIFICARAM EM PROL DA CRIAÇÃO DO NOVO Concelho, ao contrário dos elementos de um sector encostado ao conforto do poder constituído e que não lutou na rua como os seus concidadãos e sim tratou da gestão dos lugares políticos e dos benefícios decorrentes da situação, como quem trata de uma capoeira particular.Já tive ocasião de me manifestar junto do meu bom amigo, Carlos Teixeira, mas não posso deixar de mais uma vez Lhe dar os parabéns , publicamente, enviando um grande e amigo abraço, extensivo à Excelentíssima Família.
Ele foi o exemplo dos que defenderam a sua terra, não temendo as interesseiras pressões políticas.
António Moniz Palme